Cuidados ao Formatar um Terminal e/ou Servidor com o Maxpro

Siga os procedimentos abaixo sempre que for formatar um terminal e/ou servidor que roda os software de gestão da SisMais Tecnologia: Maxpro, MaxCaixa, MaxPDVPlus, MaxproPDV, entre outros....

Leia atentamente e qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte.

 

Backup dos Arquivos do Maxpró

Faça backup das pastas abaixo (se existirem), e todos os arquivos dentro delas:
Obs: C = Unidade principal do sistema operacional, podendo ser outra.

  • C:\Interprise\*

  • C:\Sismais\*

Importante:

  • Se tiver problemas ao efetuar o backup (exemplo: dificuldade de copiar os arquivos), pode ser que o banco de dados esteja corrompido. Se algo como isso ocorrer, após copiar o arquivo, e antes de formatar o computador, peça à equipe de suporte da Sismais para validar se o backup está funcional. Só após esta confirmação, proceda com a formatação;

  • Se o HD estiver com início de corrupção, tente copiar com o Linux:
    Se o sistema operacional windows estiver corrompido, ou não conseguir copiar as pastas listadas acima, algo que você pode tentar é iniciar um sistema operacional Linux à partir de um pendriver bootável, e tentar acessar os arquivos com ele. Em alguns casos, o Linux terá mais sucesso ao copiar um arquivo do que o Windows.

Formatação e instalação do Sistema Operacional

Antes de iniciar a formatação em um novo computador, é necessário verificar se as configurações estão de acordo com os Requisitos Mínimos e Recomendados. Caso não estejam, recomendamos que faça um upgrade.

Qual sistema operacional devo instalar?

Recomendamos que instale o Windows 10 Home ou superior, e baixe todas as atualizações recentes. Se o computador for um servidor dedicado (servidor exclusivo), instale um sistema operacional próprio para servidor, tal como Windows Server 2012 / 2016, veja mais detalhes nos Requisitos Mínimos.

Não recomendamos a instalação do Windows 7 ou anterior, pois estes já foram descontinuados pela Microsoft e não terão mais atualizações. Não garantimos compatibilidade do Maxpró com eles. Veja o comunicando sobre a Descontinuidade do Windows7.

 

Pretende usar a Conexão Remota do Windows?

Se você pretende se conectar ao seu computador posteriormente, usando a Conexão Remota do Windows (Terminal Server), é preciso ficar atento a alguns detalhes:

Sistemas como "Windows 10 Home" "Single Language", "Student", e outras versões mais básicas do Windows, não permitem Conexão Remota.

Para estas finalidades recomendamos o Windows 10 Pro ou Enterprise, ou Windows Server 2012 (ou superior).

Instale os Drivers e Impressoras

Depois que a formatação for concluída, instale os drivers originais dos periféricos, evite deixar os driver genéricos do Windows.

Instale também, todos os equipamentos: impressoras, balanças, leitores de código de barras, e, caso utilize Certificado Digital do tipo A3 (Token ou Cartão), é necessário fazer a instalação deste também usando os drivers recomendados pelo fabricante.

Obs: O certificado A1 não precisa de instalação, só do arquivo.

Como já foi comunicado anteriormente, a reinstalação desses itens não está inclusa no valor de licença pago mensalmente/anualmente à Sismais. Caso o técnico não faça todas as instalações necessárias , algumas podem ser feitas por nossa equipe, mediante cobrança de valor adicional. Consulte o Catálogo de Serviços Adicionais para saber os preços.

Configure a Internet e a Rede

Configure a máquina em rede, comunicando com os outros computadores (se tiverem mais).

Mantenha a máquina conectada à internet, para que a equipe da Sismais possa fazer uma conexão remota e fazer a reinstalação/ativação do sistema.

Acione o Suporte da Sismais para a Conclusão da Reinstalação

Após finalizar todos os processos, deixe os arquivos de baxkup do sistema em uma pasta do computado, de preferência no Disco D (se houver) ou na Área de Trabalho mesmo.

Entre em contato com o o suporte da Sismais, para que possamos fazer a reinstalação do sistema!

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró