Como Saber Qual NCM Correto Para Colocar Em Cada Produto?[Com Vídeo]

Qual a forma mais fácil de encontrar a NCM correta de produtos? 

A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um código composto por 8 dígitos que oferece informações ao governo, para controle e identificação de produtos sujeitos a tributação nas operações comerciais.

Existem algumas formas de consultar a NCM para o cadastro de produtos no Emissor de Notas. Por ser uma lista muito extensa e complexa, o responsável fiscal/administrativo está sujeito a erros que podem ocorrer em multas.


A forma mais simples e rápida para acertar de primeira o código da NCM ao cadastrar produtos é consultar a nota de entrada da mercadoria. Neste documento, obrigatoriamente, deve estar informada a NCM dos produtos adquiridos. Basta consultar visualmente.

Esta é a maneira mais simples de encontrar a NCM na hora de cadastrar um produto. Mas se você não tem em mãos ou ao seu alcance esta informação, não se preocupe. Há outras formas de pesquisar a NCM correta, você pode consultar na internet.


Sugestões

  1. Está disponível para pesquisa, no site da RFB, a lista completa das NCM. Podem ser pesquisadas por descrição ou por código (categoria, posição, subposições 1 e 2 e item). Pesquisar desta maneira pode demorar muito se você não souber pelo menos metade dos dígitos do código. Neste caso, prefira buscar de outra forma.

  2. Sempre bom solicitar essas informações com a sua contabilidade.
  3. A Sismais não passa esse tipo de informações, devido cada empresas tem suas particularidades quanto a tributações e classificações de produtos. 


Saiba mais assistindo esse vídeo com um Contator Parceiro da Sismais
(assista abaixo ou click aqui para ver no Youtube)



Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró