Controle de Entregas (Varejo) - Como funciona?

O Que é e para que serve?

Em algumas empresas do varejo, após efetuar a venda para o cliente, a empresa se encarrega de entregar esses produtos. Isso é comum, por exemplo em: Lojas de Materiais de Construção, Supermercados, Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, entre outros.

O Controle de Entrega (Varejo) no Maxpró vem para gerenciar e organizar todo esse processo. Ao usa-lo, nenhum produto corre o risco de ter a entrega esquecida, a empresa também terá de forma organizada, dados importantes como: Data e Hora da entrega, Funcionário que efetuou a entrega, quantidade já entregue (em caso de entrega parcial), observações de entrega, entre outras informações importantes.

Esse controle está disponível à partir da versão 3.2.7 do Maxpró e por padrão vem desativada nos Parâmetros do Sistema.

Às vezes o cliente leva todos os produtos na hora, outras vezes ele leva apenas alguns e pede para entregar o resto, e em outros casos ele apenas realiza a compra e pede para que tudo seja entregue pela empresa em horário determinado. O controle de entrega do Maxpró trata todas essas situações, veremos isso nos passos abaixo.

Esse recurso atualmente está disponível apenas para vendas feitas em: PDVPlus (Balcão), Vendas Externas e Vendas Internas (feitas diretamente pelo Maxpró);

Como Fazer?

Você pode assistir o vídeo abaixo ou seguir o passo a passo.

 

Ativando o "Controle de Entregas (Varejo)" nos Parâmetros do Sistema

  1. Acesse o menu "Parâmetros > Configurações do Sistema", vá até à aba "Vendas" e ative os Parâmetros abaixo (de acordo com sua preferência)



    • Usa Controle de Entrega (Varejo)
      Ativar o uso do recurso no Maxpró. Quando for ativado, ao finalizar a venda, o sistema irá gerar a ordem de entrega automaticamente e já será exibida uma tela para definir quais os produtos serão entregues na hora.


    • Exigir preenchimento do funcionário que fará a Entrega
      Este parâmetro define se será obrigatório informar o funcionário que irá fazer a entrega. É útil, por exemplo, para ter um controle obrigatório de quem está fazendo cada entrega.


    • Exigir também no fechamento da Venda
      Controla se a obrigação de preenchimento do entregador também será exigida no fechamento da venda, caso contrário ela será opcional (no fechamento da venda).
      (Obs: Para esse parâmetro funcionar, o parâmetro "Exigir preenchimento do funcionário que fará a Entrega" também deve estar ativado.)

Gerando a Guia de Entrega após finalizar uma Venda

  1. Faça uma venda, finalize-a e imprima normalmente;

  2. Após sair da tela de Impressão, o sistema irá gerar automaticamente uma solicitação de entrega e irá exibir a tela abaixo:


    Você terá três opções:

    1. Entregar Tudo Agora
      Preenche automaticamente o campo "Qtde a Entregar" de todos os produtos. Essa opção será útil quando: os produtos já estão sendo retirados pelo cliente (ou serão entregues na hora)
      Obs: Na finalização da venda, ela virá marcada por padrão.

    2. Definir Manualmente a Qtde a Entregar
      Ao selecionar essa opção o campo "Qtde a Entregar" em todos os itens ficará com valor "0" e você poderá definir manualmente quais produtos estão sendo entregues naquele momento.
      Essa opção é útil quanto: O cliente está levando alguns produtos agora, e a empresa entregará o restante depois;

    3.  

    4. Esc | Sair (Entregar Tudo Depois)
      Essa opção permite sair da tela e deixar toda a entrega para ser efetuada posteriormente. Ao fazer isso ele contatará como pendente na tela de Entregas Pendentes;


  3. Após definir os produtos que serão entregues, escolha o Funcionário Entregador (preenchimento opcional ou obrigatório, de acordo com a definição do parâmetro);

  4. Clique em "F2 | Confirmar e Imprimir".

     

  5. Após confirmar será exibida a tela de impressão, você poderá definir (e salvar) suas impressão, e em seguida imprimir o relatório de Guia de Entrega.

    Exemplo do Relatório:


    Na parte inferior do relatório, serão impressos os campos para a assinatura do cliente e a confirmação da Data:

     

     

Atualmente, apenas a impressão "4 - LASER/TINTA - MEIA FOLHA" está disponível.
Se você utiliza Bobina Térmica ou Impressora Matricial para imprimir os pedidos e também gostaria de usar a mesma impressora para --1a Guia de Entrega, será necessário solicitar a implementação.

Gerenciando Entregas Pendentes

Passo 01 - Depois que a venda for fechada, se restarem produtos com entrega pendente, você deverá acessar o menu: "Comercial > Controle de Entregas (Varejo) > Entregas Pendentes"


Note que também tem um menu com o nome "Histórico de Entregas", nele você poderá consultar todas que já foram realizadas e reimprimir (se necessário).

Para visualizar os menus, é preciso habilitar acesso no Controle de Acessos do Usuário.
(mesmo que você já seja um usuário administrador, será preciso habilitar).



Passo 02 - Ao acessar a tela, serão exibidas todas as entregas pendentes, agrupadas por cliente.

  • O botão "Abrir Venda" permite acesso rápido à Venda do item selecionado;

  • O botão "Ver Lote Entrega" permite que você acesse o Histórico de Entrega e visualize todos os outros produtos daquele lote selecionado.

Passo 03 - Para realizar uma nova entrega, basta clicar no botão "F2 | Lançar Entrega". 

Defina os produtos que serão entregues nesse lote de entrega. Esse processo é semelhante ao demonstrando anteriormente (realizado após a impressão da venda, se tiver dúvidas volte um pouco).

Nos exemplos acima, a parte destacada em:
VERDE: indica que, para o produto "FEIJAO CARIOCA KG", foram vendidos 20 KG (Kilos), desses, 18 já haviam sido entregues, e restavam entregar apenas mais 2 KG.
LARANJA: foram vendidos 20 KG (Kilos), ainda não foi feita nenhuma entrega, e, serão entregues agora 10KG. Ficará um saldo pendente de 10KG;
AZUL: foram vendidas 5 UN (Unidades), ainda não foi feita nenhuma entrega, e, as 5 UN serão entregues agora, por tanto não ficará nenhum saldo pendente.


Passo 04 - Após definir os produtos que serão entregues e as quantidades, selecione o Funcionário Entregador;

Passo 05 - Clique em "F2 | Confirmar e Imprimir", confirme e faça a impressão;

Após entregar todos os produtos do cliente, ele não irá mais aparecer na lista de Entregas Pendentes;


Recursos Adicionais

  • Entrega de Vendas Agrupadas
    Se um cliente fizer várias compras em horários ou dias diferentes, é possível juntar todas as entregas pendentes em um só lote.

     

    Neste exemplo, existem entregas pendentes para os pedidos 451731 e 451737.
    Para uma melhor organização, o Relatório de GUIA DE ENTREGA irá imprimir os itens agrupados por Pedido (veja o exemplo abaixo)

  • Entrega de Vendas Agrupadas
    Se um cliente fizer várias compras em horários ou dias diferentes, é possível juntar todas as entregas pendentes em um só lote.

  • Entrega / Recolhimento de Vendas com Devolução

    • Se, na venda for feita uma Devolução ou Troca de algum item, a Qtde a Entregar ficará Negativa e na impressão aparecerá o texto "[DEVOLUÇÃO]" antes da descrição do produto.

    • OBS: Não funciona quando a Venda é toda de Devolução (ou seja, o valor final da venda é negativo). Neste caso, você deve utilizar a própria impressão da Devolução para recolhimento.

  • Observações da Venda
    Qualquer observação que for inserida na Venda (Maxpro ou PDVPlus) será exibida na tela de Controle de Entrega e também impressa na Guia de Entrega.
    Essa informação pode ser utilizada, por exemplo, para informar dados adicionais como: observações sobre a entrega, endereço diferente do cadastro do cliente, horário solicitado pelo cliente, entre outras.

    No exemplo acima, o vendedor colocou uma observação sobre o horário de entrega para a Venda N° 451737.
    (Note que o produto "BACIA AK..." pertence a outra venda e não tem nenhuma observação, nesse caso, será preciso decidir se a entrega poderá ser feita junta ou não)

  • Destaque das Entregas mais Antigas
    Para facilitar a priorização e acompanhamento das entregas, o sistema irá exibir data da venda mais antiga (que tenha entrega pendente), e também colorir as linhas, como no exemplo abaixo:

     


Acessando o Histórico de Entregas

Se você precisar analisar as entregas já feitas, basta acessar o menu Comercial > Controle de Entregas (Varejo) > Histórico de Entregas.

Nessa tela você tem algumas opções de filtros, e ao clicar em um lote, será possível visualizar os itens que foram entregues e suas respectivas quantidades.


 

É possível também "Reimpimir o Lote de Entrega';

Se você precisar visualizar as entregas já efetuadas especificamente para uma Venda, você pode acessar o menu: "Comercial > Notas de Vendas [Histórico]", filtrar a venda desejada e então clicar no botão "Status da Entrega (Varejo)"

Ao clicar no botão,  você será direcionado para a tela abaixo. Nela será possível visualizar o status de entrega de cada produto, e aqueles que já tiveram alguma entrega, será possível visualizar o histórico.

Observações

  • Ao Cancelar uma Venda, se ela tiver algum item que já teve entrega (total ou prcial), seu cancelamento não será permitido. Você precisará fazer uma devolução;

  • Embora os exemplos usados nas imagens sejam produtos de supermercado, esse controle de entrega é mais indicado para: Lojas de materiais de construção e lojas de móveis e eletrodomésticos.

  • Em supermercados, o alto nível de controle pode gerar um pouco de demora. Imagine uma situação onde o cliente faz uma compra grande, com cerca de 50 produtos diferentes, se ele decidir levar apenas alguns e deixar resto para serem entregues depois, ainda assim, não seria viável ir navegando pelos 50 itens e colocar a quantidade dos que ele estaria levando na hora. 
    Em supermercados pequenos, a separação em sacolas, com o nome do cliente anotado à caneta e entrega dos produtos que ele irá levar na hora, já é uma forma de controle, e pode funcionar bem.

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró