Cadastro e Controle de Usuários / Permissões e Acessos

Introdução

No Maxpro é possível permitir com precisão o que seu funcionário poderá ou não acessar. É possível liberar uma tela somente para consulta, e liberar somente algumas alterações. A configuração dos acessos é fácil e rápida, pois você precisará configurar somente as ações mais importantes realizadas no sistema, as demais será com apenas uma marcação que permite ou não acessar.

 

 

 

Aprenda Neste Vídeo:

  • Cadastrar novos usuários para o sistema;

  • Criar Perfis de Acesso com acessos pré-definidos;

  • Definir o acesso às telas e as ações permitidas a cada usuário;

  • Visualizar as ações do usuário (Log de Usuários);


Você pode ler o artigo abaixo ou assistir ao vídeo.



Passo a Passo

1.0 - Acessando “[CADASTROS][Usuários do Sistema][Controle de Usuários]” encontra-se a tela [Cadastros de Usuários].

Apos acessar a tela Cadastro de Usuários, o funcionário encarregado poderá acessar os dados de todos os usuários do sistema. Basta selecionar o usuário e então clicar em [Acessos].

Os itens dessa tela possuem restrições de acesso, que podem ser configurados de acordo com a função de cada funcionário.

Exemplos:

  • Um usuário do caixa pode baixar títulos do cliente, mas não pode alterar os juros, ou excluir/alterar um título existente, mas outro usuário que tenha acesso pode

  • Um usuário que faz o lançamento de algum movimento no caixa ou conta corrente (Exemplo: Saída para compra de materiais de limpeza ou lanche), não poderá alterar ou excluir o lançamento caso lance errado, se precisar terá que pedir ao responsável que tenha acesso à esta alteração; (Recomendamos não deixar o caixa com acesso as opções de "Alterar/Excluir" lançamentos, caso faça errado ele precisará de um gerente para corrigir).

  • Estornos de Títulos também podem ser liberados ou não para os usuários.

 

1.2- Na tela [Permissões de usuários] existem duas abas. A aba [ Itens de Menu (Acessos às telas)] e [Ações]

 

1.3- O operador poderá determinar o que cada funcionário visualizará, e em [Intens de Menu( Acessos às telas)]




1.4- E para determinar o que o funcionário poderá fazer dentro do sistema clique em [Ações].

 

Se o operador selecionar um item somente em [itens do Menu], o funcionário poderá somente visualizar o Item, mas não poderá realizar nenhuma ação como, alterar, adicionar ou excluir

Outras restrições e configurações podem ser encontradas explorando o Controle de Usuários, como, por exemplo, você pode definir perfil para usuários e atribuir ao cadastro, assim ficará mais fácil de definir os acessos e permissões.

 

Considerações finais

O gerenciamento de usuários protege o sistema e seus dados do acesso de pessoas não autorizadas. E o controle de permissões dos usuários garante que um usuário tenha acesso apenas ao que deve ser feito no sistema. O processo de Permitir ou bloquear operações para determinados usuários é de inteira responsabilidade do administrador da empresa responsável.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró