Conexões de Rede - Requisitos Mínimos e Recomendações

O Maxpró depende de internet pra funcionar?

O Maxpró ERP não depende 100% internet, você consegue fazer quase tudo sem precisar estar conectado nela. Entretanto, se você usa o Maxpró em mais de um computador, é preciso ter uma conexão de rede entre os computadores dentro da empresa.

Embora não tenha essa dependência da internet, ela ainda é necessária para algumas coisas:

  • Para transmitir/autorizar uma nota fiscal que foi emitida. Ela pode ser emitida offline, mas precisa de internet para ser autorizada pela Sefaz;

  • Para abrir Tickets e Chat de suporte;

  • Quando a equipe de suporte precisa fazer uma conexão remota ao seu computador;

  • Para verificar novas atualizações do sistema;

Tenha uma internet de qualidade e com velocidade mínima de 5mb, assim, suas notas fiscais serão transmitidas mais rápido, e o suporte da nossa equipe será prestado com maior agilidade.

Evite o uso de Roteadores. Use SWITCH DE REDE e conexão a cabo.

Roteadores são ótimos para compartilhar internet, mas não são tão eficientes para uma rede corporativa. Mesmo usando cabos de rede, um roteador não é tão bom quanto um switch de rede.

Não recomendamos o uso do Maxpró em Wireless (sem fio).

O Maxpró trafega muitos dados pela rede, o Wifi não supre toda essa necessidade. O sistema poderá presentar lentidão e quedas constantes na conexão.

Se você usa o Maxpró em mais de 1 (um) computador, deixe o roteador apenas para compartilhar a internet, e use um switch de Rede de qualidade, que tenha mínimo 8 portas de conexão e velocidade de 100 MB/s ou 1Gb.

Exemplo de um Switch de Rede com 24 portas, da marca D-Link (um dos melhores modelos e marca da linha intermediária, para micro empresas):

Switch de Rede TP-Link

O cabeamento da rede deve ser feito com cabos e conectores de qualidade (recomendamos os modelos CAT5E ou CAT6):

Cabo de Rede CAT6

Configure IP’s manuais, evite o uso de IP automático.

É comum falhas na rede da empresa estarem relacionadas com quedas na internet. Isso ocorre por que a rede não foi bem projetada ou configurada.

Um problema que sempre ocorre, é quando os computadores estão configurados com IP’s dinâmicos (atribuídos automaticamente pelo roteador). Quando estão assim e a internet cai, há uma grande chance de dar problema também na rede interna, e o Maxpró para de funcionar.

Se você utilizar redes bem estruturadas e com IP’s, Máscara de Rede, Gateway e DNS definidos manualmente, a rede ficará muito mais estável e a queda na internet não irá impedir o Maxpró de funcionar.

Para o computador servidor, é obrigatório que o IP seja definido manualmente!

DICA: Por padrão, roteadores atribuiem IP’s automáticos à partir do “.100”. Para evitar conflistos, ao definir IP’s manualmente, use algo entre “.10” e “.99”.

Exexemplos:
192.168.0.10 (esse pode ser o IP do servidor)
192.168.1.11
192.168.1.12

e por ai vai.

E por que não iniciar em “.1” ?
Resposta: O final “.1” geralmente é usado pelo próprio roteador, e entre o “.2” e “.9”, recomendamos deixar reservados para outros equipamentos.

Faça um “mapa” da sua rede

Para evitar conflitos, como IP’s duplicados na rede, recomedamos que você sempre anote a descrição de cada máquina e qual IP cada uma deles recebeu. O mesmo vale para os demais equipamentos que também se conectam à rede, tais como: Balanças de Checkout, Impressoras em rede (caso tenham IP definido manualmente), e outros equipamentos.

Se você é um profissional de TI, veja essa matéria interessante de uma ferramenta para criar diagramas de rede.

Você pode usar faixas reservadas a depender do setor ou tipo de equipamento.

Caso não queira fazer um diagrama, pode fazer uma simples tabela em Word ou Excel, veja um exemplo:
(Obs: Lembrando que a parte inicial “192.168.0…” é um exemplo, e pode variar a depender da faixa que é utilizada na sua rede.)

Nome

IP

Configurações do / Modelo

Nome

IP

Configurações do / Modelo

PC Servidor

192.168.0.10

DELL, 8gb Ram, core I5, 2 Hd de 500Gb cada.

PC Escritório da Ana

192.168.0.11

4gb memoria, intel core I3, HD SSD 120gb

PC Estoque

192.168.0.12

Caixas (iniciam em .31)

  •  

 

Caixa 01

192.168.0.31

Caixa 02

192.168.0.31

….

 

 

Equipamentos (iniciam em .71)

  •  

 

Impressora Laser do Bacão

192.168.0.71

Balança do Açougue

192.168.0.72

A Sismais Tecnologia faz estes serviços?

Além dos equipamentos, é preciso levar em conta também, a configuração correta de hardwares, softwares, e da rede. Estes podem influenciar diretamente no desempenho do sistema. 

Recomendamos que contrate um técnico de TI próximo a você, que seja de confiança e bem capacitado, para efetuar as configurações necessárias iniciais e também realizar manutenções periódicas.

Como acessar o GWEB de qualquer lugar pela internet?

Além das recomendações acima, se você possui o módulo GWEB e deseja acessar ele de fora da empresa, será necessário realizar algumas configurações adicionais. Veja mais detalhes abaixo:

https://sismais.atlassian.net/wiki/spaces/BCON/pages/1347551244

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró