Como acessar o GWEB de qualquer lugar pela internet

O GWEB é um módulo Web integrado ao Maxpró que permite realizar consultas e visualizar gráficos pelo navegador, usando um computador ou um Smartphone, permite também realizar algumas atividades gerenciais.

Se você contratou o GWEB e deseja acessar ele à partir de qualquer lugar pela internet (mesmo estando fora da empresa), é preciso realizar alguns procedimentos na sua estrutura de rede.

Como disponibilizar o GWEB na internet?

Ao disponibilizar o acesso ao pela internet, você poderá acessar o GWEB de qualquer lugar que estiver.

Existem duas formas de fazer:

  1. Usando uma VPN (Rede Virtual Privada);
    (requer a contratação de um serviço de VPN, porém oferece segurança total no acesso);

  2. Usando IP Dedicado + Configuração de Portas no Roteador
    (menos seguro);

1.Usando uma VPN (Rede Virtual Privada)

VPN é uma espécie de “túnel” privado na internet, que estabelecer uma comunicação segura e prática entre os computadores. É como uma “rede local”, mas que pode ser acessada de qualquer lugar pela internet, e ainda assim se manter segura. Somente os computadores previamente autorizados terão acesso.

A VPN substitui a necessidade de usar um IP Dedicado, que é exposto para a rede mundial de internet e tem altos riscos de ataques de hackers e infecção por vírus, como por exemplo, o Ransomware (vírus de computador que criptografa os arquivos da empresa, e só libera através de pagamento ).

A Sismais fornece um serviço de VPN com excelente Custo x Benefício. Veja como funciona e como contratar…

2.Usando IP Público Fixo + Configuração de Portas no Roteador

Primeiramente, é necessário ter um IP Público fixo junto ao provedor. Caso não tenha, faça uma solicitação ao seu provedor de internet*

  • *Alguns provedores podem cobrar um valor adicional para fornecer IP Dedicado;

Após receber o IP Dedicado, e ele estiver devidamente configurado na empresa, é preciso então fazer um roteamento da porta 80 no roteador que recebe a internet do provedor.

Para isso, peça ao seu provedor* (ou técnico de TI) para acessar o roteador e redirecionar a porta 80 para o IP do Servidor onde está o Maxpró e o GWEB.

  • * Geralmente os provedores não fazem configurações deste tipo no roteador, na maioria dos casos você precisará solicitar a um técnico de TI;

  • Caso não consiga alguém para fazer essa configuração, a equipe Sismais poderá fazer como serviço adicional (com cobrança adicional). Consulte os preços aqui.

Depois de tudo configurado, para saber se funcionou, basta tentar acessar o GWEB pelo navegador, com o IP Dedicado fornecido pelo provedor.

Exemplo:
IP_DEDICADO/gweb
ou
IP_DEDICADO/gweb_cargas

Se o IP do servidor for 192.168.0.50 por exemplo, o acesso será:
192.168.0.50/gweb
ou
http://192.168.0.50/gweb (ou gweb_cargas)

Se tudo correr bem, será possível visualizar a tela de login do GWEB.

Por que esta opção é menos segura?
Expor o GWEB na internet usando IP Dedicado trará a facilidade de acessa-lo de qualquer lugar que você estiver, mas também trás riscos de segurança, já que ele poderá sofrer tentativas de ataques de hackers de qualquer lugar do mundo.

Se você optar por este uso, recomendamos fortemente que defina sempre senhas seguras à todos os usuários do GWEB.

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró