Envio de XML para contabilidade

Aprenda neste artigo a exportar os arquivos XML das notas fiscais emitidas no Maxpró, para poder enviar ao seu contador(a).

Antes de enviar o XML, é preciso resolver as notas pendentes do período a ser enviado. Caso contrário, não conseguirá exportar.

Como fazer?

Acesse o menu Nota Fiscal → Enviar XML para Contabilidade (necessária liberação de acesso do usuário)

Após acessar esse menu, será exibida a seguinte tela:

  • 01 - Notas Fiscal: Informe quais modelos de notas fiscais deseja enviar (o sistema já marca todos por padrão)

  • 02 - Período: Informe o período desejado (geralmente do 01° ao último dia do mês anterior);
    03 - Formas de envio:

    • Salvar em Pasta (Enviar pelo navegador): O sistema vai pedir para escolher um diretório/pasta do seu computador para salvar os arquivos XML e a partir daí, será necessário abrir seu servidor de E-Mail (Outlook, Hotmail, Yahoo, Gmail, etc.) e enviar um email para o contador, anexando o arquivo (os arquivos são salvos compactados em formato ZIP);

    • Aplicativo Padrão do Windows: O Maxpro vai chamar/Abrir o aplicativo de email padrão instalado no computador, e já irá anexar os arquivos e informar o Assunto e Texto padrão. Você precisará apenas informar o email do contador (e alterar o texto se desejar).
      Aplicativos de email comuns (Outlook (Instalado no Desktop), ThunderBird, etc.).
      Atenção: Essa opção só irá funcionar se você já tiver um aplicativo de e-mail desktop, instalado e configurado em seu computador.

    • Envio pelo Maxpro: Envio do XML pelo próprio Maxpro sem a necessidade de programas/serviços de terceiros. (Não disponível no momento)

  • 04 - F2 | OK: Ao clicar em OK, o Maxpró fará algumas verificações iniciará a preparação dos arquivos XML.
    Ao final, se você escolheu "Salvar em Pasta (Enviar pelo navegador)", será aberta uma tela para escolher a pasta desejada para salvar os arquivos (pode ser no próprio Desktop ou outra pasta de sua preferência). Caso tenha escolhido a opção "Aplicativo Padrão do Windows", o seu aplicativo de email será aberto bastando colocar o email do contador e enviar o email.

IMPORTANTE

Ao clicar em "F2 | OK" , Caso você tenha alguma NFC-e ou NF-e pendente (Com erros e/ou que ainda não foram transmitidas) dentro do período escolhido, será exibido um alerta sobre a quantidade de notas pendente, e o sistema não permitirá a geração dos XML's.


A geração só será feita se a correção dessas notas forem efetuadas, então nunca deixe para úultima hora. Procure resolver em dia todas as pendências das notas fiscais. Caso não consiga resolver algum nota, entre em contato com o suporte da Sismais Tecnologia, mas não deixe pendente, pois isso pode causar problemas fiscais no futuro, além de não ser possível gerar os XML's.


No final do processo, se tudo corre bem, verá a mensagem abaixo.

Nesse momento o arquivo já foi gerado. Se você clicar em SIM, será aberta a pasta do Windows exibindo os arquivos com os XML's compactados.  (Independente da quantidade de notas fiscais, o sistema compacta eles, gerando no máximo 2 ou 3 arquivos).
Obs: Se você clicar em "Não" nesta mensagem, nada será feito, porém os arquivos ficarão salvos.

E se o contador solicitar algum relatório além do XML?

Alguns contadores também solicitam relatórios que listem as notas emitidas e/ou relatório com apuração de impostos, o Maxpro já possui esses relatórios. Veja abaixo:

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró