Devolução de Venda / Troca de Mercadoria



Introdução

Neste manual ensinaremos passo a passo de como realizar devolução de mercadoria no Maxpró ERP.

O procedimento de devolução do Maxpró é eficiente, pois com um único movimento o produto volta para o estoque e o dinheiro (no caso de venda à vista) sai do caixa.

Você pode ler o artigo abaixo ou assistir à este vídeo:


Como Fazer – Passo a Passo. 

A devolução de venda mudou!

Agora está muito fácil e segura!
A partir de agora, ela será feita pela tela "Comercial > Notas de Vendas [Histórico]".

Para iniciar uma devolulção, localize primeiro a venda do produto que deseja ser devolvido. Caso não tenha uma venda específica, olhe os movimentos de saída do produto e escolha uma venda para utilizar.
Na tela de Notas de Venda, selecione a venda de origem (a qual deseja efetuar a devolução) e clique no botão "Devolução".
Ao selecionar a venda e abrir a tela de devolução, você verá todos os produtos da venda e poderá selecionar a(s) quantidade(s) que deseja devolver de cada produto.

IMPORTANTE

  1. Neste novo formato, toda devolução deverá ser feita obrigatoriamente a partir de uma venda de origem.

  2. O valor unitário a ser considerado na devolução vai ser o mesmo valor unitário do produto da venda de origem. Não será possível alterar.

  3. Não será mais possível lançar o(s) produto(s) de troca junto com a devolução (item que devolveu e item que levou na troca). Neste caso, você deverá primeiro:
    3.1) Lançar a devolução, gerando um crédito ou saída no caixa.
    3.2) Efetuar uma venda normal do(s) produto(s) que o cliente está levando na "troca".

NOTA
Esta mudança foi necessária para trazer:

  • Segurança na devolução, mantendo os valores de venda e devolução equivalentes;

  • Facilitar o processo de devolução, já que basta selecionar a venda e identificar quais produtos e quantidades deseja devolver.

 

1.0- Nova Devolução de Venda

  • Se for selecionada a opção “Lançar Crédito na Conta do Cliente”, acessando a tela de contas a receber do cliente, podemos observar que a devolução gerou um crédito referente ao valor do produto devolvido.


2º Passo: Para devolução de venda a prazo: Após concluir a devolução, o próximo passo é baixar [receber] os títulos referentes à venda do produto que o cliente está devolvendo, que se encontram no Contas a Receber.

3º Passo: O próximo passo é baixar o crédito gerado pela devolução.
Observe que o valor do crédito é negativo, sendo assim, deve-se inserir R$ -50,00 no campo [Dinheiro], assim como na imagem abaixo. Após o preenchimento do campo [Dinheiro], basta clicar em [F2 | Baixar].



 

  • [Devolução de valor para cliente] : Nesta modalidade, a devolução gera uma saída no caixa, referente ao valor total da compra.

    Como não há títulos a serem baixados, basta retirar do caixa, baixando o crédito gerado pela devolução, assim como no exemplo acima (3º passo).


    Não é preciso fazer mais nada, pois ao selecionar a opção [Devolução de valor para cliente] o valor será retirado automaticamente do caixa.

     

     

Observação:
Em todos os procedimentos de devolução que foram descritos, o produto volta automaticamente ao estoque.


Troca de Produto

Em caso de troca de mercadoria, após a conclusão de todas as etapas da devolução, basta realizar a venda do produto que o cliente levará em troca.

 

 

Considerações Finais

É importante saber que devolução não é o mesmo que estorno.

  • Devolução acontece quando um cliente devolve um determinado produto para a loja.

  • Estorno é a ação de desfazer a baixa de um título (débito ou crédito) indevidamente quitado.

Ou seja, a devolução é um procedimento diretamente ligado ao produto, e o estorno está diretamente ligado ao título do cliente.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró