...
Abaixo listamos, alguns problemas que geralmente ocorrem nos Lançamentos de Notas Fiscais de Entrada:
Table of Contents | ||
---|---|---|
|
Notas lançadas com "Qtde Embalagem" incorreta. Gerando muito mais quantidades do que deveria no estoque.
...
Pergunte a si mesmo: "Eu comprei essa mercadoria para vender por (Unidade, Caixa, Metro, etc.) e aqui está dizendo que cada (Unidade, Caixa, Metro, etc.) vai sair pra mim por X reias. Isso está correto?"
Se a resposta for negativa, então significa que algo pode ter sido lançado errado. Algumas coisa que você pode fazer para verificar onde está o erro:
Assista novamente, a vídeo aula sobre Importação de XML
Lá você verá exemplos e auxilio de como fazer a conversão da fração.Se não foi você quem recebeu a mercadoria, confira com a pessoa que recebeu, qual exatamente a quantidade comprada.
Exemplo: Se você cadastrou para vender como UNIDADE, e na nota vem como CAIXA, verifique com quem recebeu a mercadoria, quantas UNIDADES vem em cada CAIXA, e quantas UNIDADES foram recebidas NO TOTAL!Faça cálculos para entender onde está o erro.
Se você ainda estiver em dúvida, tente compreender os cálculos do sistema, pegando uma calculadora e simulando do seu jeito, com base nas informações que estão lá. Faça isso até identificar onde você errou, e então corrija.Consulte a pessoa responsável pelo sistema.
Se na sua empresa tem alguém que seja responsável por passar os treinamentos do sistema, procure-a e verifique se ela pode te ajudar;
Exemplos de Lançamento errado:
No exemplo abaixo, para o produto "MDF TEKA BIANCO 15MM", foram compradas 22 unidades, mas, ao lançar no sistema, por algum motivo, foi informado "22" também na "Qtde da Embalagem/Fração".
Com isso, entrou no estoque:
22 (Qtde Nota) X 22 (Qtde Emb/Fraçao) = 484 (Quatrocentos e oitenta e quatro) unidades,
ou seja, muito além do que deveria ter entrado de fato.
...
...
Vamos ver agora um exemplo com outro produto, desta vez comprado por METRO QUADRADO (M2) e vendido por UNIDADE (UN). Uma das conversões mais difíceis de se fazer.
...
Na Nota Fiscal acima, a “Qtde (na nota)” está em Metros Quadrados (M2), mas a empresa vende por UNIDADE (UN). A pessoa que recebeu a mercadoria informou que, vieram ao todo 200 UNIDADES deste produto.
O usuário colocou 200 por engano, mas, ao fazer isso, o sistema multiplicou os valores. Ficando:
200 x 1.017,50 = 203.500,00 (duzentas e três mil e quinhentas UNIDADES. Uma quantidade absurdamente alta, não é?)
Qual seria então, o valor correto para o campo "Qtde Por Embalagem (Fração)" ?Resposta:
Uma das formas de saber isso, seria fazer o cálculo inverso:
NNN x 1.017,50 = 200 (resultado que desejamos).
Reordenando o calculo, temos: 200 = NNN x 1017,50
Refatorando temos: 200 / 1.017,50 = NNN
Resultado: 200 / 1.017,50 = 0,197 (Este é o valor que deveria ter sido informado no campo "Qtde Por Embalagem"
Warning |
---|
É preciso ter total atenção ao lançar uma nota fiscal, principalmente se for a primeira vez que você estiver lançando uma nota de determinado fornecedor ou com novos produtos; |
...
Quando isso ocorre, é preciso identificar e corrigir o problema. Mesmo com o aviso (ver exemplo abaixo), o sistema permite salvar e corrigir depois. Isso é útil em quando você não pode fazer a correção naquele momento. O problema é que, se esta correção não for feita logo, ela poderá ser esquecida, gerando informações fiscais erradas no sistema.
Neste exemplo, houve uma diferença de R$ 289,88.
...
No outro exemplo abaixo, a Nota Fiscal tinha originalmente 4 produtos, mas, por algum motivo, só foram lançados 3 (foi possível descobrir isso, comparando com o DANFE), deixando uma diferença alta, de R$ 3.500,00. Mesmo o sistema dando alerta na hora de gravar a nota, este alerta foi ignorado e a nota foi salva errada e não foi corrigida :
...
Quando isso ocorrer, você precisará conferir com bastante atenção, os itens lançados no sistema, e comparar eles com o valor que está na Nota Fiscal. Se desejar, você pode, por exemplo, reimprimir o DANFE da Nota do Fornecedor, usando o botão "Ver DANFE" que fica na tela de "Notas Fiscais de Entrada - Relação":
...