Ao lançar as Notas Fiscais de Entrada, é comum querer partir logo para outras atividades, deixando de lado alguns cuidados que devem ser tomados ao efetuar esta importante operação dentro do sistema.

Sempre que encontrar um preço de custo errado, ou um estoque divergente, faça algumas verificações com o objetivo de encontrar lançamentos errados, principalmente na parte de estoque.

Abaixo listamos, alguns problemas que geralmente ocorrem nos Lançamentos de Notas Fiscais de Entrada:

Notas lançadas com "Qtde Embalagem" incorreta. Gerando muito mais quantidades do que deveria no estoque.

Lançamentos como esse, deixam o estoque errado, e contribuem para Saídas erradas também, gerando diversos riscos fiscais para a empresa.

É importante ficar atendo durante o lançamento das Notas Fiscais de Entrada, cuidando para que cada produto comprado entre no estoque corretamente. 

A forma mais fácil de verificar isso, e verificando se a "Quantidade a Entrar no Estoque" e "Valor Unitário Final" (com ou sem impostos) que são calculadas pelo sistema, correspondem ao valor que você pagou pela mercadoria. 

Pergunte a si mesmo: "Eu comprei essa mercadoria para vender por (Unidade, Caixa, Metro, etc.) e aqui está dizendo que cada (Unidade, Caixa, Metro, etc.) vai sair pra mim por X reias. Isso está correto?"
Se a resposta for negativa, então significa que algo pode ter sido lançado errado. Algumas coisa que você pode fazer para verificar onde está o erro:

Exemplos de Lançamento errado:


É preciso ter total atenção ao lançar uma nota fiscal, principalmente se for a primeira vez que você estiver lançando uma nota de determinado fornecedor ou com novos produtos;

Lançamento de Nota Fiscal incompleta (Faltando produtos ou com valores divergentes)

Quando importamos o XML, o sistema puxa os valores originais da Nota Fiscal. Após associarmos e/ou cadastrarmos todos os produtos da nota, e concluir a importação ele recalcula todos os valores e exibe uma mensagem, caso encontre alguma divergência. Essa mensagem geralmente indica que algum lançamento foi feito errado (pode ser a quantidade, valor unitário da nota alterado manualmente, produto não associado, produto excluído, entre outros).

Quando isso ocorre, é preciso identificar e corrigir o problema. Mesmo com o aviso (ver exemplo abaixo), o sistema permite salvar e corrigir depois. Isso é útil em quando você não pode fazer a correção naquele momento. O problema é que, se esta correção não for feita logo, ela poderá ser esquecida, gerando informações fiscais erradas no sistema.