Tributação Automática com IMendes


Introdução

A Tributação Automática é um recurso da Sismais Tecnologia integrado com a empresa IMendes, que tem como objetivo auxiliar os clientes e parceiros na classificação tributária dos produtos.
A IMendes é uma empresa especializada em consultoria fiscal e possui um banco de dados com mais de 2 milhões de produtos cadastrados. Sua base é atualizada todos os dias por uma equipe de Contadores que estudam o enquadramento tributário de novos produtos, como também as mudanças nas legislações para os produtos existentes.

 

Vídeo de apresentação da ferramenta:

Por meio dessa integração, o Maxpro se comunica diretamente com o banco de dados da IMendes, através de seu WebService, realizando automaticamente a classificação tributária de diversos produtos de uma só vez.

Este tutorial tem como objetivo apresentar e orientar em um passo a passo o uso correto do recurso.



Tutorial em Vídeo:


Passo a Passo

Acessando a Tributação Automática

 

1.0 – No navegador de internet, acesse o sistema através do endereço fornecido pela Sismais. Na tela de login, informe o usuário e a senha em seus respectivos campos.

 

1.1 - Na tela principal do sistema, acesse: Cadastros -> Produtos -> Tributação Automática com IMendes.

 

Realizando o primeiro saneamento

Saneamento é o termo utilizado para o envio e recebimento de produtos para serem classificados tributariamente pela IMendes.

2.0 Para realizar o primeiro saneamento, clique em Atualização Tributária (Saneamento).

 

2.1 Para o primeiro saneamento, selecione a opção Todos os produtos marcados como Saneamento Ativo... e clique em "Avançar".

 

Desabilitando o status de “Saneamento Ativo” dos produtos

O procedimento anterior realiza o saneamento de todos os produtos que estão marcados como “Saneamento Ativo”. Então, se por algum motivo o operador desejar que algum produto não seja saneado, é necessário desmarcar o “Saneamento Ativo” do mesmo. 



3.0 Selecione a opção Selecionar Manualmente os Produto Desejados e clique em "Avançar".

 

3.1 Na tela de seleção dos produtos é possível realizar diversos filtros, como por exemplo, exibir somente os produtos de um determinado grupo, como na imagem abaixo. Neste caso, foi selecionado o grupo “Bebidas”, e todos os produtos deste grupo foram exibidos.

A tela de Seleção de Produtos possibilita a filtragem através de:

  • Grupo;

  • Subgrupo;

  • Marca;

  • Fornecedor;

  • Pesquisar Pelo Campo: Código do Produto, Código de Barras, Nome do Produto e Referência

  • Data do Cadastro do Produto;

  • Data do Último Saneamento;

  • Saneamento: Ativo ou Inativo;

  • Situação do Produto: Ativo ou Inativo;

  • Status da Verificação;

  • Erro no Retorno.

Uma opção ou um conjunto delas podem ser utilizadas para realizar a filtragem.

Após configurar as opções de filtragem, clique em Filtrar para que os produtos sejam exibidos.

 

Na grade que exibe o resultado da consulta, note que na coluna "San. Ativo" os produtos filtrados estão identificados com "Sim". Ou seja, esses produtos serão saneados quando o operador marcar a opção "Todos os produtos marcados com Saneamento Ativo..." (item 2.2 deste manual). É possível alterar o conteúdo de "San. ativo" de produtos, bastando, antes, marcar cada produto, realizando um clique duplo sobre o produto desejado, posicionando o ponteiro mouse em qualquer coluna. Para desmarcar um produto, basta repetir o mesmo procedimento de clique duplo sobre o produto desejado.

É possível também utilizar as opções de Marcar todos ou Desmarcar todos os produtos de uma única vez.

Após selecionar os produtos a serem alterados, é necessário especificar o tipo de alteração que será realizada. É possível Habilitar ou Desabilitar o saneamento.


Após identificar quais produtos serão (ou não) saneados, basta realizar os procedimentos do tópico n.º 2.2 deste manual para que o saneamento seja realizado. Observação: somente os produtos que estão identificados com "Sim" na coluna "San. Ativo" serão saneados.


Saneamento de produtos novos (recém cadastrados e que ainda não foram saneados)

4.0- Sempre que um novo produto for cadastrado no Maxpro, o sistema automaticamente vai marcar seu status como "AE - Novo/Aguardando Envio" para que ele possa ser identificado como um novo produto que ainda não foi saneado.

4.1 - Para realizar o saneamento de novos produtos, selecione a opção “Produtos novos (recém cadastrados e que ainda não foram saneados)”, e clique em “Avançar”, no canto direito inferior.

 

4.2 Na próxima tela, observe que, neste caso, um novo produto já foi automaticamente filtrado e com a caixa de seleção marcada. Para enviar o produto para saneamento, basta clicar em “Verificar e Atualizar Selecionados” no canto direito inferior da tela.

"O saneamento foi realizado com sucesso". A velocidade de processamento das informações vai variar de acordo com alguns fatores, como a quantidade de produtos enviados, a velocidade da internet, o horário do envio, etc. Nessa tela é exibido um resumo da quantidade de produtos enviados e retornados.

 

Observação:
Veja na imagem abaixo o cadastro de um produto novo, antes do saneamento. É possível observar que os campos da aba de tributação não estão preenchidos, ou estão preenchidos de acordo com a configuração padrão do sistema.


Agora veja na imagem abaixo o cadastro do mesmo produto, após o saneamento. É possível observar que os campos da aba de tributação foram preenchidos.

 

Produtos Pendentes (Aguardando Análise pela IMendes)

5.0 - Nem sempre os produtos enviados para saneamento serão imediatamente retornados. Existem três situações em que os produtos ficarão retidos na IMendes. Segue a lista de códigos de erros que motivam a retenção de produtos:

  • DI – Descrição Insuficiente

Produtos que tiverem códigos de barras contendo menos de 8 dígitos sempre serão retidos para análise. Produtos com códigos de barras inválidos (ex.: "000000000000") também serão retidos. A análise de cada produto retido será, neste caso, realizada manualmente pela IMendes através da descrição do produto. A partir deste momento a IMendes terá um prazo de 5 (cinco) dias úteis para analisar as descrições dos produtos retidos e identificar suas respectivas classificações tributárias. Se a descrição de um determinado produto não for suficiente para a identificação da classificação tributária, este produto será classificado pela IMendes com o código de erro “DI – Descrição Insuficiente”.
Seguem exemplos de produtos que serão classificados com DI – “Descrição insuficiente”.

  • CREME DE ABACATE ─ Esta descrição é genérica e não especifica a sua aplicação: se é um produto comestível ou se é um produto para o cabelo ou pele.

  • AMAC 180ML ─ Neste exemplo, "AMAC" representa a abreviação da palavra “amaciante”. A depender das abreviações encontradas e da carência de descrição mais detalhada, o produto pode não pode ser identificado.

  • CV - Código de Barras com Dígito Verificador Inválido

Produtos que tiverem códigos de barras compostos por mais de 7 dígitos passarão por uma análise de "validação de código de barras". Se o dígito verificador de um produto for considerado inválido, ele será classificado pela IMendes com “CV - Código de Barras com Dígito Verificador Inválido”.

  • SC – Sem Código

Produtos que não tiverem códigos internos serão devolvidos com a classificação “SC – São Código”. O Maxpro não permite que produtos sejam gravados sem código interno. Então, a 3.ª opção não acontecerá.

 

5.1 - Para visualizar os Produtos Pendentes, acesse Produtos Pendentes (Aguardando Análise pela IMendes) e clique em "Avançar".

 

Todos os produtos pendentes (Aguardando Análise pela IMendes) serão filtrados e exibidos na tela.

 

Produtos Alterados (Produtos que foram finalizados na IMendes ou tiveram algum tipo de alteração tributária (legislação) desde o último saneamento)

6.0 - Tal recurso tem a função de realizar o saneamento em duas situações:

  • Produtos que ficaram pendentes (aguardando análise pela IMendes) e posteriormente (dentro do prazo de cinco dias úteis) foram identificados através das suas descrições, serão retornados com as suas respectivas tributações preenchidas.

  • Alguns produtos podem ter as suas tributações alteradas pela legislação. Estes produtos serão identificados e atualizados pela IMendes, e ficarão disponíveis quando houver algum acionamento do recurso por parte do operador.



6.1 - Para realizar a verificação destes produtos, acesse “Produtos Alterados (Produtos que foram finalizados na IMendes ou tiveram algum tipo de alteração tributária (legislação) desde o último saneamento)” e clique em "Avançar".

 

Os produtos retornados com a tributação preenchida serão exibidos na tela.

 

Histórico de acesso e produtos devolvidos

7.0- O recurso “Histórico de acesso de produtos devolvidos” tem duas funções:

  • Exibir um resumo de todos os métodos de consulta utilizados com a IMendes. Limite da consulta: últimos 45 (quarenta e cinco) dias. Este "log" de operações também pode ser visualizado através da tela "Logs de Comunicação com o WS" (descrito mais abaixo, em Considerações Finais), porém, com muito mais informações.

  • Quando houverem produtos retidos e classificados com códigos de erros pela IMendes, será através deste recurso que o sistema fará a captação e identificação interna de produtos com "Código de erro", que poderão ser “DI – Descrição Insuficiente” ou “CV - Código de Barras com Dígito Verificador Inválido”.



7.1 - Acesse “Histórico de acesso e produtos devolvidos”.

 

7.2 – Clique em “Consultar Histórico” e:

  • O resumo de produtos devolvidos serão exibidos na primeira grade.

  • O resumo de métodos de consulta utilizados com a IMendes nos últimos 45 dias serão exibidos na segunda grade.

 

 

É possível observar, neste exemplo, que 3 (três) produtos foram devolvidos com “Erro”.

 

 

7.3 - Para consultar os produtos que foram devolvidos com erro, acesse a opção “Selecionar Manualmente Todos os Produtos Desejados” e clique em “Avançar”.

 

7.4 - No campo “Erro no Retorno”, selecione uma das três opções da lista e clique em “Filtrar”. Observe que os produtos com a classificação selecionada aparecerão abaixo.

 

7.5 – Se não houverem produtos classificados com o erro selecionado, será exibida uma mensagem na tela.

 

8 - Como resolver as situações de produtos com erros de "DI - Descrição Insuficiente" e "CV - Código de Barras com Dígito Verificador Inválido"

  • Produtos classificados com "DI"

Solução 1: Associar o produto com um "Código IMendes".

Este recurso dá possibilidade ao usuário de associar seu produto com "problema", com um outro que se localiza no banco de dados da IMendes. Quando um produto é enviado para saneamento, a primeira verificação que a IMendes faz é identificar se o produto tem Código IMendes. Caso positivo, ela fará a consulta da tributação desse produto sem se ocupar com o código de barras e a descrição do produto, pois o Código IMendes tem prioridade de consulta.

Solução 2: Melhorar a descrição do produto.

Como o próprio nome já sugere, "DI" indica descrição insuficiente do produto, o que impede que a IMendes realize a tributação do mesmo. Se efetivamente o produto não tem código de barras, então é necessário melhorar a descrição do produto antes de tentar enviá-lo novamente para a IMendes. Porém, se o operador optar por melhorar a descrição, é importante que se faça um bom trabalho para evitar que o produto retorne novamente com "DI ".

Observação: o operador poderá optar por qualquer uma das soluções acima.



  • Produtos classificados com "CV"

Solução 1: Associar o produto com um "Código IMendes".

Este recurso dá possibilidade ao usuário de associar seu produto com um outro que se localiza no banco de dados da IMendes.

Solução 2: Corrigir o código de barras do produto.

 

Como associar produtos que contenham erros "DI" ou "CV"

9.0 - Como citado anteriormente, para resolver as situações de produtos que foram classificados com "DI" ou "CV", é possível associá-los a produtos existentes no banco de dados da IMendes.



9.1 - Acesse “Associação de Produtos com Código IMendes”.

 

9.2 – Podemos observar que ao abrir esse formulário, no campo "Código de Erro da IMendes" a opção "DI" é pré-selecionada. Assim, todos os produtos serão filtrados e exibidos na grade com esse quesito, dentre outros quesitos de filtragem. Para visualizar os produtos com o código de erro "CV", selecione na lista essa opção.

 

9.3 - Selecione o produto desejado e clique em "OK".

 

 

9.4 – Para pesquisar um produto no banco de dados do IMendes, com base no seu produto selecionado:

  1. Melhore a descrição do produto (se necessário);

  2. Clique em "Consultar";

  3. Selecione na grade o produto da IMendes a ser associado;

  4. Clique em "OK".

Observação:
Antes de realizar a consulta na IMendes, visualize a descrição do produto e faça quaisquer alterações que julgar necessárias para melhorar a descrição. Do contrário, a IMendes pode não vai conseguir, por similaridade, pesquisar seu produto, exibindo a mensagem “Nenhum produto foi localizado na IMendes”. Quaisquer alterações na descrição do produto não serão gravadas no cadastro do produto. No exemplo acima, a descrição original do produto é "AMAC. ZAB 5LT AZUL TOQUE CARINHO", no entanto, o produto pesquisado foi "AMACIANTE ZAB". Agindo dessa forma, melhorando a descrição do produto, é possível obter um retorno favorável de produtos sugeridos da IMendes. A quantidade de produtos da IMendes a serem retornados está limitada a 100 produtos, a fim de não impactar o tráfego.

 

 

A tela abaixo é um exemplo de retorno de uma consulta de um produto cuja descrição foi mantida original, sem melhorá-la.

 

9.5 – Observe que após associar o produto, um código IMendes será adicionado ao mesmo.



Remover produtos retidos por (DI – Descrição Insuficiente)

10.0 - Após fazer as associações a Códigos IMendes ou melhorar as descrições de produtos (retidos por erro "DI"), será necessário sinalizar à IMendes que os problemas desses produtos já foram internamente resolvidos e que a IMendes deverá remover a marcação de "DI" desses produtos.



10.1 – Acesse a opção “Remover produtos retidos por DI (Descrição Insuficiente)

 

 

10.2 – Observe que todos os produtos classificados com “DI – Descrição Insuficiente” serão exibidos na tela.

Clique em “Remover da IMendes” para removê-los.

Após removê-los da IMendes, esses produtos sofrerão alteração interna em seu "Status da verificação da tributação", mudando para "AE - Novo/Aguardando Envio" (equivalentes a novos produtos recém cadastrados), e serão enviados no próximo saneamento de novos produtos.



 

Considerações Finais

A opção “Parâmetros” é um recurso voltado para a configuração e parametrização inicial do sistema. O operador não necessitará se ocupar desses parâmetros no seu dia a dia.

A opção "Logs de Comunicação com o WS" serve para consultar todos "logs" gerados pelo sistema (métodos de consulta utilizados com o WebService da IMendes, erros gerados, etc.) desde o início da utilização dessa solução. Esses registros nunca são excluídos e não estão submetidos a um limite de exibição de "últimos 45 dias", a exemplo do "Histórico de acesso e produtos devolvidos".

 

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró