Como cadastrar e alterar um Grupo e Subgrupo no Maxpro ERP

 

Introdução

Este tutorial tem o intuito de abordar um passo a passo de como Cadastrar, modificar ou deletar Grupos e Subgrupos no Maxpro ERP.
O módulo de cadastro de produtos do Maxpro ERP possui um recurso de organização de produtos através de Grupos e Subgrupos que possibilitam uma série de benefícios inclusive a emissão de relatórios consolidados.

O que é Grupo e Subgrupo ?


Grupo: Indica o segmento do produto, ou a linha de atuação da empresa. Veja alguns exemplos:
Auto peças, podemos ter os seguintes grupos: Motor, Suspensão, Freios, Lataria, Elétrica, Hidráulica, amortecedor, rolamento etc.
Supermercados: Padaria, Açougue, Limpeza, Higiene pessoal, etc.
Lojas: Eletrônicos, eletrodomésticos, brinquetos, cama/mesa/banho, etc

Subgrupo: Indica o a segunda quebra da hierarquia, que deve estar relacionado com o grupo anterior. Em algumas empresas, no subgrupo é cadastrado o fabricante da peça, o que é também uma forma interessante usar. Exemplos:
Auto peças: Bosch, Frasle, Vanzin, Nakata, Cofap, Sabô etc

 

Passo a Passo

Cadastrar um grupo ou Subgrupo


1.1 - Acessar a tela de cadastro de Grupos e Subgrupos

Na tela principal do sistema acesse Cadastros → Produtos ⇾ Grupos e Subgrupos

 

 

1.2 - Cadastrar um novo grupo e subgrupos.

Na tela de ficha de cadastro de Grupo e Subgrupo, clique em F2|Incluir


1.3 - Para cadastrar o grupo, clique no campo em branco e digite o nome do grupo e informe uma descrição.

 

 

 

1.4 - Para cadastrar outro subgrupo, pressione o botão "para baixo" do teclado para que um novo campo apareça, e insira o nome do subgrupo e clique em F2| Gravar para salvar.

 

 

Como Alterar um grupo ou subgrupo


2.0 - Caso precise alterar alguma informação depois de já ter gravado os cadastros. Na tela anterior terá a opção de alterar as informações já salvas.

Primeiramente acesse a tela de grupo e subgrupo, e escolha o grupo que quer alterar, pode utilizar a opção F6|Localizar caso tenha muitos grupos cadastrados e saiba a descrição ou digo do grupo, depois clique em F3|Alterar

 

É importante observar que os subgrupos pertencem a grupos específicos. 

Por exemplo: Os subgrupos ASPIRADOR DE PÓ, AUDIO E VIDEO e BATERIAS E PILHAS não podem ser localizados em outro grupo que não seja o INFORMÁTICA E ACESSÓRIOS. Portanto, se houver a necessidade de fazer uma alteração, inclusão ou exclusão de um subgrupo, é necessário primeiramente alterar o grupo.

  • Realize a alteração, depois clique em F2|Gravar.

     

     

Na imagem foi alterado, apenas o nome do grupo, mas é possível alterar a descrição, e os nomes dos subgrupos.


Caso queria localizar todos os produtos, clique em F6 | Localizar Grupo.

 

 




 

Considerações finais

Um cadastro de qualidade facilita muito no momento de gerar relatórios e fazer pesquisas dentro do sistema, tornando as operações mais ágeis e mais organizadas. Para que o sistema seja bem utilizado pela empresa, uma das partes mais importantes é o cadastro dos produtos. 

É de extrema importância a organização do cadastro de produtos em Grupos e Subgrupos.

A correta estruturação do cadastro de produtos possibilita uma maior organização e auxilia em várias atividades diárias e em algumas rotinas básicas, que sem essa estruturação, ficariam mais demoradas e trabalhosas.

Ao classificar seus produtos em grupos e subgrupos, você terá uma série de benefícios. Talvez um dos mais importantes seja a emissão de relatórios consolidados.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró