Como efetuar o Backup do Maxpró na Nuvem com o Google Drive



Introdução

Pensando nos usuários do Maxpro ERP que têm a necessidade de realizar backup do sistema com uma determinada frequência e também em pessoas que precisam armazenar arquivos em nuvem mas não sabem como, este tutorial foi desenvolvido com o intuito de ensinar um passo a passo de como realizar o armazenamento automático dos arquivos em nuvem no Google Drive e como fazer o backup no Maxpro ERP.

Pensando nos usuários do Maxpro ERP que têm a necessidade de realizar backup do sistema com uma determinada frequência e também em pessoas que precisam armazenar arquivos em nuvem mas não sabem como, este tutorial foi desenvolvido com o intuito de ensinar um passo a passo de como realizar o armazenamento automático dos arquivos em nuvem no Google Drive e como fazer o backup no Maxpro ERP.

ATENÇÃO! Se você ainda não tem uma conta Google, precisa realizar o cadastro de uma.

 

Passo a Passo de como Criar uma conta no Google

1.0 - Abra o seu navegador e acesse o site da Google: www.google.com.br

1.1 - No canto superior direto da tela clique em Fazer Login 


1.2 - Clique em Criar Conta, em seguida selecione a opção que desejar.

  

 

1.3 - Preencha o formulário com os dados da nova conta e depois clique em Próxima


1.4 - Preencha-os dados solicitados da nova conta e depois clique em Próxima

1.5- Leia os Termos de Serviço da Google e clique em Concordo

 

Pronto! A sua conta está criada. A partir de agora você tem um e-mail do Google e também uma conta no Google Drive, na qual você já pode armazenar arquivos em nuvem. 

O próximo passo é instalar o Google Drive no computador para que seja possível realizar a sincronização automática dos arquivos entre o seu computador e a nuvem. 

Instalando o Google Drive

2.0 - Na tela que está aberta clique no atalho no canto superior direito, clique em “Drive" para acessar o Google Drive.

 

2.1 - Na tela do Google Drive clique na engrenagem no canto direito superior e selecione a opção Use o Drive no Computador.

 

2.2 - Clique em Fazer o download do Backup e sincronização para baixar o instalador do Google Drive. Após ter baixado o arquivo, abra-o para iniciar a instalação.

2.3 - Após inicializar o instalador, faça o login com o e-mail e a senha criada no início do tutorial. 

 

Atenção! Desmarque as pastas selecionadas:Computador, Documentos e Imagens.

 

2.4 - Após desmarcar as pastas, clique em ESCOLHER PASTA para escolher a pasta do seu computador que será sincronizada com o Google Drive. 

  • Ao clicar em ESCOLHER PASTA uma tela se abrirá para que possamos selecionar a pasta que será sincronizada. Neste exemplo, foi selecionada a pasta na qual se localizam os backups do Maxpro ERP. 

2.5 - Após escolher a pasta que será sincronizada com o Google Drive, clique em PRÓXIMA no canto direito inferior para avançar.   

2.6 - Atenção! Além da pasta que foi selecionada para ser sincronizada, uma pasta com o nome Google Drive foi criada, e se localiza na pasta do usuário e está totalmente sincronizada, ou seja, todos os arquivos que se localizam dentro dela serão salvos na nuvem do Google Drive.

  • Clique em INICIAR para concluir o procedimento.    

 

Realizando o Backup no Maxpro

3.0- Como Fazer o backup

  • Acesse a tela de Backup, e na aba Backup clique em F2|Efetuar para baixar e salvar o arquivo de backup na pasta que foi selecionada como diretório

Verificando se o Serviço de Backup esta funcionando

4.0- Após fazer o backup do sistema, acesse o diretório no qual os backups são armazenados:

Exemplo: C:\Interprise\MAXPRO\SERVER\bkp

Observe que o arquivo está com o sinal verde, o que indica que o upload automático foi realizado e já está armazenado na nuvem.

Para se certificar com mais segurança de que o backup foi armazenado na nuvem, você deve logar-se na sua conta do Google Drive em outro computador e verificar se o arquivo do backup irá aparecer lá. Acessando o Google drive no seu navegador, Não se esqueça de monitorar a pasta do backup na nuvem para não ocupar todo o espaço.

 

Considerações Finais

Este tutorial foi desenvolvido pensando nos usuários do Maxpro ERP mas também pode ser utilizado por outras pessoas que desejam somente sincronizar o seu computador, salvar e fazer backup de arquivos em nuvem.
Foi utilizado o Google Drive como exemplo neste tutorial, mas existem outros serviços com características parecidas que oferecem basicamente o mesmo tipo de serviço de armazenamento em nuvem. Cabe a você escolher qual atenderá melhor as suas necessidades.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró