TEF - Configurando o TEF SiTef da SoftwareExpress com comunicação direta (CliSiTef.dll)

Introdução

Não sabe, ou não entende muito bem o que é TEF? Leia esta matéria em nosso Blog.

No MaxCaixa existem dois modos de comunicação com o TEF:

  • TEF Dial ou TEF Discado - Que usa um módulo Client, também chamado de Gerenciador Padrão;

    • Neste tipo de TEF a comunicação entre o MaxCaixa e a solução TEF é feita via troca de arquivos.

    • Usando o método do TEF Dial o MaxCaixa é compatível com a maioria das soluções TEF existentes no mercado.
      Basta saber do fornecedor do TEF se ele é compatível com Gerenciador Padrão e troca de arquivos.

  • TEF Dedicado - Que usa comunicação via DLL, e é específico para alguns modelos de TEF;

Neste artigo você verá como configurar o TEF SiTef no MaxCaixa para comunicação via DLL.

Muitas soluções TEF (distribuidores) tem a tecnologia SiTef como base. Isso significa que, embora algumas soluções TEF tenham outros nomes, "por trás" a tecnologia na verdade é o SiTef da SoftwareExpress. Neste caso é preciso verificar com quem forneceu a solução, qual é exatamente o TEF, e como pode ser configurada a integração.

O SiTef da SoftwareExpress pode ser configurado no MaxCaixa tanto pelo método TEF Dial (Gerenciador Padrão), quanto pelo TED Dedicado ( CliSiTef.dll ), porém, sempre que possível , recomendamos usar o TEF Dedicado. Este método é mais prático para o usuário e a comunicação e autorização dos cartões é ligeiramente mais rápida. 

Nós somos homologado na SoftwareExpress para poder utilizar as duas opções.

Atualmente, apenas o MaxCaixa possui integração com o TEF. Caso você finalize suas vendas por dentro do Maxpró (Vendas Internas, Vendas Externas AFV, ou PDVPlus) será necessário modificar a forma de trabalho para que o MaxCaixa seja utilizado na realização e/ou fechamento das vendas.

No caso das vendas do PDVPlus, existem um recurso que permite Importar as vendas em aberto e fecha-las diretamente no MaxCaixa, tal como é feito no Maxpró;

Se você usa Vendas Externas AFV é provável que não irá precisar usar o TEF (geralmente são vendas em atacado ou situações semelhantes). Mas, se ainda assim precisar, então precisará analisar a possibilidade de usar o PDVPlus ou o MaxCaixa.

Em caso de dúvidas contate o suporte;

Definição de alguns termos

  • Sitef - Servidor TEF. Trata-se de um conjunto de aplicações que formam o Servidor TEF da Software Express. É responsável pela comunicação entre as administradoras financeiras e o aplicativo de Automação Comercial para as transações que envolvem cartões de crédito e débito. Este servidor pode ser montando na empresa do cliente ou provido em nuvem pela própria Software Express;

  • CliSiTef.DLL - Biblioteca utilizada pelo MaxCaixa para se comunicar diretamente com o Servidor Sitef. Por se tratar de uma DLL, é mais segura e sua comunicação é mais rápida.

  • IPDV - Funciona como um client entre a interface de venda e o Servidor Sitef. Sua comunicação é feita através de troca de arquivos entre as camadas (Interface de Venda e Servidor Sitef). É o protocolo usado atualmente nas interfaces Front Loja, Venda Assistida e TeleVendas.

  • Pinpad - Equipamento para a leitura do cartão e digitação de senha (e outros dados) quando a operação de cartão requisitar. O Pinpad é semelhante às maquininhas de cartões convencionais, porém ele funciona apenas como um leitor do cartão e das informações digitadas, não é possível por exemplo fazer uma transação com cartão nele sem estar integrado à uma solução TEF.

  • Private Label - Cartão de crédito com a marca do estabelecimento comercial.

  • Cliente SiTef Modular (Conhecido como Gereciador Padrão ou simplesmente GP) . Este método de implementação do TEF também é conhecido como TEF Dial ou TEF Discado, e tem por vantagem ser compatível com praticamente qualquer solução TEF disponível no mercado.

Servidor Sitef

A Sismais não efetua instalações de servidores SiTef, apenas realiza algumas configurações básicas. Toda instalação, configuração e manutenção do Servidor SiTef seja local, em nuvem ou provido pela SoftwareExpress é de inteira responsabilidade do cliente.

Você pode contratar uma revenda SiTef ou melhor ainda, usar a solução hospedada pela própria SoftwareExpress, e ter toda infra-estrutura e segurança mantida por eles.

Caso você precise de suporte ao TEF SiTef, nossa equipe irá primeiramente auxiliar na identificação do problema, sendo algo relacionado ao MaxCaixa ou Retaguarda, nós iremos dar suporte à resolução do problema, caso contrário deverá ser acionado o suporte da SoftwareExpress ou revenda que forneceu a solução SiTef;

Configuração no MaxCaixa

  1. Caso ainda não tenha feito: instale o Maxpro e o MaxCaixa e faça as configurações de usuário, operador de caixa, etc.;

  2. Abra o MaxCaixa, faça a abertura de caixa do dia;

  3. Acesso o "F8 - Menu", clique em "G - Configurações do Caixa", será solicitado um usuário e senha com permissão de acesso;

  4. Marque a opção "Usa TEF". Após marcar irá aparecer um botão "Conf. TEF", clique nele;


    Preencha conforme instruções abaixo:

    • Tipo / Solução TEF: Informe o tipo de TEF usado pelo cliente. Neste caso será o "TEF CliSiTef (DLL, recomendado para Sitef)";

    • PinPad: Porta: Informe a porta de comunicação com o PinPad. Se a porta for COM3 por exemplo, informe apenas "3". Se o PinPad for USB você pode informar "AUTO_USB";

    • Impressora de Comprovante: (veremos mais adiante);

    • EsperaSTS: (deixe o valor padrão);

    • EsperaSleep: (deixe o valor padrão);

    • IP do Servidor TEF (LOCAL / Nuvem): IP da máquina onde foi instalado o servidor SiTef (caso tenha contratado uma solução em Nuvem da SoftwareExpress ou alguma revenda, solicite o IP à eles);

    • Código do Lojista:  Código obtido na contratação do SiTef (Caso não saiba solicite à empresa que forneceu a solução TEF)

    • Código do Terminal TEF: Exemplo: TR000001 (Para Caixa n° 1)
      Este é o código identificador único para o PDV que está sendo configurado o terminal TEF. Cada PDV deve ter um código diferente, não pode de forma alguma ser repetido. Recomendamos que siga a mesma numeração dos caixas/pdv's.
      Exemplo: Para o Caixa 1, coloque TR000001. Para o Caixa 2, coloque "TR00002", e assim por diante;

    • Mensagem Padrão do PinPad: Mensagem padrão que será exibida no display do PinPad (à escolha da empresa).

  5. Após preencher todos campos acima, clique em "OK" para salvar as alterações e voltar para a tela de Configurações LOCAIS do MaxCaixa;

  6. Clique em "F2 | Gravar";

  7. Feche o aplicativo MaxCaixa e abra novamente para aplicar as alterações;

Configuração da Impressora de Comprovante

Clique no botão "Configurar" para configurar a impressora de comprovante.

Na tela de configurações da impressora, geralmente os únicos campos que precisam ser configurados são os destacados na imagem abaixo.

Depois de configurar você pode clicar em 'Ativar / Testar Comunicação" e realizar testes de impressão. Se algo der errado, verifique as configurações e a conexão da impressora.

Atenção

Para a impressão do comprovante de TEF recomendamos configurar a comunicação com a impressora via porta COM ou LPT. (COM1, COM2, COM3, LPT1, LPT2, etc.). É possível configurar também usando caminho de rede (Ex: \\IP_DA_MAQUINA\Impressora ), mas não recomendamos, pois, somente através da porta COM ou LPT o MaxCaixa conseguirá saber o status da impressora controlar melhor a impressão do comprovante TEF.

OBS: Alguns drivers de impressoras USB possuem emulador de porta COM, se a sua possuir, recomendamos usar.

O mesmo é valido para NFC-e: Nas configurações da Impressora de NFC-e, recomendamos também que configure a Impressão Direta (Via porta COM). Veja o exemplo abaixo:

Em caso de dúvidas contate o Suporte

Realizando uma venda no Cartão de Crédito ou Débito com o TEF Dedicado Sitef

  1. Abra o MaxCaixa e realize uma venda qualquer;

  2. Na tela de fechamento de Venda, com o TEF habilitado, você verá uma imagem escrita "TEF" ao lado dos campos de Cartão de Crédito e Débito:

  3. Siga o procedimento normal de uma venda de uma venda no cartão, e clique em "F2 | Gravar";

  4. Informe o Consumidor (caso seja solicitado e caso queira informar);

  5. Logo após você verá a tela abaixo, para informar o valor a passar no TEF:


    (Na imagem acima o Maxpró já traz o valor que deverá ser passado no CARTÃO N° 1. Se você desejar passar em mais de um cartão, altere e coloque o valor que deseja passar CARTÃO N° 1. Depois tecle Enter.
    Assim que você passar o Cartão N° 1, verá a mesma tela pedindo para confirmar o valor para o CARTÃO N° 2, e assim por diante.)

  6. Confirme o valor que deseja passar no CARTÃO N° 1 e dê Enter ou clique em OK.

  7. Você verá a mensagem "Conectando Sitef"


    Neste momento o MaxCaixa estará conectando com o servidor do Sitef (cujo IP foi definido nas configurações do TEF).

    1. Se algo estiver errado com a conexão, será exibida a mensagem "Sem conexao Sitef". Se isso ocorrer será necessário verificar se Servidor do Sitef está ativo, e se a comunicação com a máquina em que ele está instalada está sendo feita normalmente (com um teste de Ping por exemplo).

  8. Se a conexão com o Sitef for bem sucedida você já verá uma tela com as opções de cartão que deseja passar:

    Selecione a opção desejada e tecle Enter;

     

  9. Na próxima tela será perguntando sobre o tipo de cartão que deseja passar:


    Caso na sua empresa seja permitido e esteja configurado para passar cartão digitado, então aparecerão as duas opções acima.
    A opção mais comum será "Magnetico/Chip"
    Selecione a opção desejada e tecle Enter;

  10. Depois disso será solicitado para que o usuário passe o cartão no leitor PinPad:



  11. Após a leitura do cartão, o sistema irá sugerir novas opções de acordo com o cartão inserido:

    1. Para Cartão de Crédito:


      Para Cartão de Débito:

  12. Escolha a opção desejada, logo após será solicitado para que o cliente informe a senha do cartão;

  13. Após informar a senha, se a transação for bem sucedida. A venda será concluída normalmente, e o comprovante do TEF poderá impresso;

Acessando as rotinas administrativas do TEF

Para acessar as rotinas ADM do TEF, basta acessar "F8 - Menu" e clicar em "A - Modo Administrativo" na seção do TEF:

Neste menu estarão disponíveis ações como:

  • Cancelamento de transação (veja como cancelar uma transação na seção Dúvidas/Problemas frequentes mais abaixo);

  • Reimpressão de comprovante (veja como reimprimir um comprovante na seção Dúvidas/Problemas frequentes mais abaixo);

  • Teste de comunicação com o servidor SiTef;

  • Entre outras opções;

Senha de Supervisor TEF

Algumas operações administrativas do TEF, como Cancelamentos e Reimpressão exigem uma senha de Supervisor. Esta liberação de acesso é feita no controle de usuários no Maxpró, na aba "Ação", opção: "Caixa > É SUPERVISOR de Caixa e TEF?"

Dúvidas/Problemas frequentes


Resposta:

Esta mensagem de erro ocorre quando o MaxCaixa está conectando com o servidor do Sitef (cujo IP foi definido nas configurações do TEF).
Se algo estiver errado com a conexão, será exibida a mensagem "Sem conexao Sitef". Se isso ocorrer será necessário verificar se Servidor do Sitef está ativo, e se a comunicação com a máquina em que ele está instalada está sendo feita normalmente (com um teste de ping no prompt de comando do Windows, por exemplo);



Resposta:

Acesse "F8 - Menu" e clique em "A - Modo Administrativo", selecione "Reimpressão de Comprovante".

  • Se deseja imprimir o último comprovante, basta selecionar a opção "Ultimo comprovante", e informe o usuário e senha do Supervisor de TEF;

  • Agora, se você quiser imprimir algum comprovante específico, selecione "Específica":

    • Selecione a Adquirente: Rede, Cielo ou Outros

    • Informe o usuário e senha do Supervisor de TEF;

    • Informe a data em que a transação foi feita no formato DDMMAAAA. Ex: 11022019 (Sem barras e sem espaço);

    • Informe o número do documento a ser impresso. Este documento é o NSU da operação. Se você não tiver ele, é possível consulta-lo no aplicativo de Relatórios do Sitef.


      Obs: Existem 2 tipos de NSU: NSU Sitef e NSU Host. Na reimpressão do comprovante, você deverá informar o NSU Host.
      Se a adquirente for CIELO, você deverá informar apenas os 6 últimos dígitos do NSU Host;



Resposta:

Para cancelar uma Transação que já foi autorizada e já foi confirmada é preciso que o cliente que passou o cartão esteja presente, e é preciso também da senha do Supervisor do TEF;

  1. Acesse o menu "F8 - Menu" e clique em "A - Modo Administrativo", selecione "Cancelar de transação";

  2. Selecione a opção de cancelamento desejada.
    Ex: Cancelamento de Cartão de Crédito;

  3. Depois disso será perguntado sobre o tipo de cartão: Magnético/Chip ou Digitado. Recomendamos usar a opção "Magnetico/Chip" e pedir o usuário para inserir o cartão;

  4. Após inserir o cartão será solicitado o valor da transação a ser cancelada (Com vírgula separando os centavos);

  5. Informe a data em que a transação foi feita no formato DDMMAAAA. Ex: 11022019 (Sem barras e sem espaço);

  6. Por último informe o número do documento a ser cancelado. Este documento é o NSU Hots da operação, e sai na impressão do comprovante da transação. Se você não tiver este número, é possível consultá-lo no aplicativo de Relatórios do Sitef. 


    Obs: Existem 2 tipos de NSU: NSU Sitef e NSU Host. Na reimpressão do comprovante, você deverá informar o NSU Host.
    Se a adquirente for CIELO, você deverá informar apenas os 6 últimos dígitos do NSU Host;

Observações:

Antes de efetuar um cancelamento, é preciso saber se a transação já foi autorizada e foi confirmada.

Às vezes uma transação é autorizada, mas não necessariamente confirmada, isso ocorre por exemplo, quando vamos passar 2 cartões no fechamento de uma venda, ao passar o primeiro cartão e este ser aprovado, ele ainda está pendente de confirmação junto ao servidor Sitef. Neste caso, se o cliente desistir da compra por exemplo, o cancelamento da transação do primeiro cartão será feito clicar em "Esc | Cancelar" na tela de fechamento da venda.

Você pode saber se uma transação está pendente ou já foi confirmada olhando no aplicativo de Relatório do Sitef.

Artigos relacionados



 





Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró