note

Veja também:

Introdução

A Emissão de Cupons Fiscais SAT-ECF é fornecida por um conjunto com Software de Gestão (Maxpró) + Software Básico (fornecido pelo fabricante junto com o equipamento) + Hardware (que exige homologação e lacre para ser utilizado).


(imagem do hardware do SAT)

A principal diferença entre o SAT e a NFC-e(Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) é que o SAT não depende da conexão com a internet o tempo todo, pois ele é capaz de armazenar as informações localmente e enviá-las periodicamente ao fisco quando detectar a disponibilidade de conexão com a internet.

Conforme Artigo 13 da Portaria CAT 147/2012, o prazo legal para envio de cupons CF-e-SAT ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda é de 10 dias, contados da data da ocorrência da operação. Cupons CF-e-SAT enviados após este prazo serão considerados inábeis. 

Recomendamos conectar os equipamentos SAT à internet ao menos uma vez a cada 10 dias a fim de que os cupons CF-e-SAT sejam transmitidos automaticamente para o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT. Caso isto não seja, eventualmente, possível, existe a possibilidade de envio de cupons em contingência. 

Links

Abaixo veremos como efetuar a instalação e configuração do SAT para usar no Maxpró ERP e MaxCaixa.

Passo a Passo - Instalação e Ativação do Equipamento

O que é necessário no estabelecimento?

Instale o equipamento (hardware) do SAT conforme especificações do fabricante

Você precisará contratar um técnico ou seguir as orientações do fabricante. Nessa instalação é preciso certificar se a comunicação com o equipamento está funcionando normalmente, esse teste pode ser feito utilizando o Software Básico do fabricante.

Caso solicite a instalação pela equipe da Sismais, será cobrada uma taxa adicional (Veja mais sobre taxas de serviços adicionais).

Vinculação do Equipamento SAT a Empresa (necessário caso esteja instalando um novo equipamento)

Sempre que for utilizar um equipamento novo, você precisará informar isso à Sefaz SP. O procedimento é através do portal SGR-SAT, e consiste em associar o Número de Série do equipamento ao CNPJ da sua empresa (ou filial).

Siga os passos abaixo para realizar o procedimento:


ATENÇÃO: Reforçamos que esse procedimento só é necessário se for novo e esse processo ainda não foi feito.

  1. Acesse o portal SGR-SAT: https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT

  2. Selecione o perfil

  3. Selecione o tipo de acesso

  4. Se sua empresa possui mais de um CNPJ (Filial), será exibida uma tela para seleciona o CNPJ para a Vinculação

  5. Feito isso você estará logado na página inicial do SGR-SAT

  6. Acesse o menu "Equipamentos > Ações > Vincular Equipamento SAT"

  7. Preencha os dados solicitados:

  8. Confirmação (Apenas para opção “Utilizarei Certificado Digital padrão ICP-Brasil, através...”)
    Caso a opção tenha sido “Utilizarei Certificado Digital padrão ICP-Brasil, através de aquisição e instalação própria junto às Autoridades Certificadoras do mercado, arcando integralmente com o respectivo custo.” o usuário receberá essa mensagem antes do próximo passo:

  9. Verifique os dados e confirme

  10. Se tudo correr bem, você verá uma mensagem como essa:

  11. Depois desse procedimento, você precisará Ativar o equipamento SAT

    A ativação pode ser feita pelo software de ativação/software básico fornecido pelo fabricante. Consulte o manual do equipamento ou o fabricante para obter instruções.

    Importante: Em alguns casos, é preciso alterar o firewall da empresa para permitir a comunicação do SAT com a SEFAZ  ( fazenda.sp.gov.br ) e com os servidores de verificação de Hora "ntp.br".


PROBLEMAS OU MENSAGENS QUE PODEM SURGIR DURANTE A OPERAÇÃO:

Consulte essa matéria criada pela OOBJ

Passo a Passo - Configuração do SAT para uso no Maxpró e MaxCaixa

  1. Obtenha o Código de Vinculação/Assinatura
    Este código vincula o CNPJ da sua empresa ao CNPJ da Sismais (conhecido como Código de Vinculação ou Código de Assinatura). Ele certifica que sua empresa está apta a usar o SAT e que a Sismais é fornecedora da solução que você irá utilizar.
    A geração é feita pela equipe Sismais, para obter, abra um Ticket no HelpDesk.
    No assunto coloque "Solicitação de Código de Vinculação do SAT", no texto informe o CNPJ e Razão Social da empresa em que o SAT será instalado.

Esse procedimento é necessário mesmo que você já utilize o SAT em outro sistema (e se for este o caso, você precisará também, DESVINCULAR o CNPJ do sistema que você está deixando de usar).

  1. Ative o módulo de emissão de SAT do Maxpró

  2. Crie a Configuração de Sequência e de Caixa que o Maxpró deverá seguir

    1. Acesse o menu Parâmetros > Dados da Empresa/Filial, clique em alterar, vá até a aba "NF-e/NFC-e".
      Serão listadas as configurações já cadastradas;

    2. Verifique se já existe uma com Modelo NF = "59 - MFe/SAT", se não existir, clique no botão "+" para incluir uma nova.
      Os campos "Série NF" e "Nro. Próxima NF" deixe "0" (zero). (Esse Número do Cupom é controlado pelo próprio equipamento). Informe o Número do Caixa e clique em Salvar.

  3. Acesse o menu "Nota Fiscal > Emissão de MF-e/SAT" Clique em "Config."  e preencha os campos conforme instruções a seguir.
    (Se o menu não for aparecer, então é preciso verificar se o usuário tem permissão de acesso)

  4. Aba "Email": configure de acordo com as opções desejadas;
    Obs: Opção de envio de Cupom SAT por e-mail, ainda não está habilitada, pode pular essa configuração por enquanto.

  5. Aba "MFe/SAT > Dados do SAT CF-e"

  6. Aba "MFe/SAT > Emitente"

  7. Aba "MFe/SAT > Rede (Opcional) "
    Utilize apenas se desejar modificar as configurações de rede do equipamento

  8. Aba "MFe/SAT > Impressão"

  9. Aba "MFe/SAT > MF-e"
    (Apenas para o MF-e do Ceará)

  10. Aba "MFe/SAT > Validação"

  11. Após efetuar as configurações acima, clique em "Salvar Configurações", acesse a aba "MF-e/SAT > Dados do SAT CFe" e clique no botão em "Status SAT"


    Se a comunicação for bem sucedida você verá uma resposta como essa:


    Além do botão "Status SAT" na tela de configuração, você também pode consultar o "Status Operacional" do SAT, que irá retornar algumas informações adicionais. Para isso, basta clicar no botão "Status" na tela de MF-e/SAT:


    Se a consulta for bem sucedida, você verá um resultado como este:

  12. Clique em "Voltar/Cancelar" para sair da tela de configuração;

  13. Faça a geração manual de um cupom e veja se a autorização é realizada com sucesso: "Emitido com sucesso + conteúdo notas"

O Status "Emitido com sucesso + conteúdo notas", significa apenas que o cupom foi autorizado com sucesso pelo equipamento SAT, essas notas ainda precisam ser Transmitidas à Sefaz.

Essa transmissão é feita automaticamente pelo equipamento SAT, desde que ele esteja conectado à internet.

É responsabilidade do contribuinte, efetuar o acompanhamento constante para saber se os cupons estão sendo transmitidos. Esse acompanhamento pode ser efetuado através do Software do Fabricante do equipamento (se disponível), ou pelo portal SGR-SAT (no caso do SAT para o estado de São Paulo).

A Sefaz exige que os cupons sejam transmitidos em um prazo máximo de 10 (dez) dias;

Se houver algum problema com o equipamento e não for possível transmitir os cupons, há a possibilidade de Salvar o XML do Maxpró para enviar manualmente ao portal da Sefaz. Para mais informações consulta as "Perguntas e Respostas" no site da Sefaz/SP

    14. Se Você utiliza o PDV MaxCaixa, veja os passos específicos para ele mais abaixo.

Configurações para usar o SAT no MaxCaixa

Se você utilizar o PDV MaxCaixa, além de efetuar as configurações dos passos anteriores, precisará também realizar os procedimentos abaixo.

  1.  Abra o MaxCaixa, acesse "F8 | Menu", clique em "G - Configurações do Caixa", informe a senha de acesso (O usuário precisa ter permissão de acesso aos Parâmetros do Sistema)

  2. Marque as opções "Caixa Emite MF-e/SAT", e, se desejar, marque também "Emitir e Imprimir ao Fechar Venda (não exibe tela de opções impressão)" (Recomendado);

Obs: As configurações feitas no MAXPRO, através do Menu Nota Fiscal > Emissão de MF-e/SAT > "Config.", são válidas também para o MaxCaixa.

Ainda assim, se desejar, revisar ou alterar alguma configuração, basta clicar no botão "Config. MF-e/SAT"

Salve as alterações; e veja se consegue emitir cupons normalmente.


Veja também

Não conhece o SAT? Saiba mais aqui:
O que é o SAT? Como emitir esse documento fiscal no Maxpró?