O que é o SAT? Como emitir esse documento fiscal no Maxpró?

Introdução

SAT (também conhecido como Nota Fiscal Paulista) é um documento fiscal eletrônico que veio para substituir o antigo ECF no estado de São Paulo. O estado do Ceará adotou a a mesma tecnologia, porém com algumas modificações, e passou a chamar de MF-e (Módulo Fiscal Eletrônico). As duas soluções são bem semelhantes, até mesmo o equipamento, e por isso no Maxpró, sempre iremos nos referenciar a estes documentos como MF-e/SAT.


(imagem de um Hardware do SAT)

imagem de um Hardware do MF-e

(imagem de um Hardware do MF-e)

(imagem de um cupom MF-e/SAT)

Esses equipamentos são como microcomputadores, que são lacrados e permitem a comunicação dos sistemas para autorização e armazenamento de um documento fiscal, chamado de CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico).

A solução completa é composta de 3 itens:

  1. Software de Gestão (Maxpró);

  2. Hardware (que exige homologação e lacre para ser utilizado) ;

  3. Impressora Não Fiscal (para impressão do extrato do CF-e);

A principal diferença entre o SAT e a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) é que o SAT não depende da conexão com a internet o tempo todo, pois ele é capaz de armazenar as informações localmente e enviá-las periodicamente ao fisco quando detectar a disponibilidade de conexão com a internet.

Considerações Importantes:

  • O prazo máximo de transmissão de cupons do equipamento SAT-CF-e para a Sefaz é de 10 dias.
    Conforme Artigo 13 da Portaria CAT 147/2012, o prazo legal para envio de cupons CF-e-SAT ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda é de 10 dias, contados da data da ocorrência da operação. Cupons CF-e-SAT enviados após este prazo serão considerados inábeis.

    Recomendamos conectar os equipamentos SAT à internet ao menos uma vez a cada 10 dias a fim de que os cupons CF-e-SAT sejam transmitidos automaticamente para o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT. Caso isto não seja, eventualmente, possível, existe a possibilidade de envio de cupons em contingência. 
    Caso o contribuinte verifique que o alguns Lotes encontram-se nas situações "Em processamento" ou "para processamento" ou "Com exceção", isso  apenas indica que eles serão processados posteriormente mas já foram recepcionados. Cupons no estado "com exceção" podem estar com erro e precisam de mais tempo para serem processados, nesse caso recomendamos esperar entre 15 e 30 dias para entrar em contato com esta Secretaria pelo Fale Conosco informando o erro.

    Mais sobre esse prazo

  • Não é permitida a emissão de documento SAT com valor maior que R$ 10.000,00. Se você precisar gerar uma venda com este valor, será necessário emitir uma NF-e (modelo 55);

  • SAT (de São Paulo)

  • MF-e (do Ceará)

Como Fazer a Emissão de um Cupom MF-e/SAT no Maxpró ERP e MaxCaixa?

Antes de mais, certifique-se de efetuar as configurações pelo link abaixo:

Após a configuração, você pode emitir um MF-e/SAT no Maxpró e no PDV MaxCaixa, a emissão ocorre de forma automática ao finalizar a venda (exceto se tiver algum erro, que precisará ser verificado e corrigido).

Você pode também reimprimir e visualizar um Cupom Emitido.





Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró