Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 9 Atual »

Legenda: (erro) Bugs Corrigidos | (informação) Melhorias | (mais) Novos Recursos

(mais) Forma de Pagamento “PIX / Transferência

Enquanto, na versão 3.3.0, o grande destaque foi o Dashboard, nesta versão o destaque ficou com a implementação da forma de pagamento “PIX / Transferência”, que era desejada por muitos clientes.

Como irá funcionar?

 Clique aqui para exibir.

O PIX se tornou popular no Brasil rapidamente.

No Maxpró, ele foi incluído na versão 3.3.2 (de 17/01/2022) com o nome “PIX / Transferência”, e tem o objetivo de organizar a gestão de caixa e financeira envolvendo esse tipo de pagamento.

Como irá funcionar?

Venda

  1. Ao efetuar o fechamento de uma venda (no MaxCaixa ou Maxpró), será possível visualizar o novo campo
    PIX / Transferência”;

  2. Como o valor cai em uma conta corrente e não em caixa, foram adicionados também os campos:

    • Data Crédito:” Data em que o valor do PIX ou Transferência foi/será creditado na conta corrente;
      Ele será preenchido automaticamente com a Data Atual do Caixa, e poderá ser modificado se necessário;

    • Conta Corrente:” Indica a conta corrente onde o pagamento será creditado;
      (entenda como irá funcionar esse campo na seção “Preenchendo o campo Conta Corrente”, mais abaixo);

  3. Ao concluir o valor já será inserido na Conta Corrente;

  4. No Caixa será possível visualizar as vendas feitas com essa forma de pagamento;

    O mesmo vale para os relatórios de Caixa:

  5. Nos documentos fiscais o meio de pagamento será definido como “17 - Pagamento Instantâneo (PIX)”;

    1. Para o MF-e e SAT, esse meio de pagamento ainda é 100% aceito pelos estados, por isso, será considerado como “99 - Outros” automaticamente pelo sistema;

NOTA: Vale ressaltar, que, esse meio de pagamento é apenas gerencial, ou seja, não possui nenhuma integração automática com provedores de pagamentos eletrônicos;

Existem planos futuros, de implementar o pagamento por PIX de forma integrada, porém irá funcionar somente em conjunto com o TEF.

Se você ainda não utiliza TEF no seu estabelecimento, entenda como ele funciona e veja o quanto ele poderá ser vantajoso:

Cancelamento de venda feita em PIX

Se for feito o cancelamento de uma venda, cujo meio de pagamento foi “PIX / Transferência”, o procedimento será semelhante ao cancelamento com as demais formas de pagamento. A única diferença será o estorno gerado na conta corrente, referente ao cancelamento:

Preenchendo o campo Conta Corrente

  • A conta corrente, precisará estar cadastrada em “Financeiro > Banco - Conta Corrente”, para que seja possível usar essa forma de pagamento.

  • Criamos um parâmetro que permite definir a Conta Corrente padrão para pagamentos em PIX / Transferência.

    • Para definir uma conta corrente como padrão, basta acessar o menu “Parâmetros > Configurações do Sistema”, aba “Financeiro”, marque o campo “Usar conta padrão” e então selecione a conta desejada:

    • Se você tiver apenas 1 (uma) conta corrente ATIVA cadastrada no sistema, o Maxpró definirá ela como padrão automaticamente;
      Isso vale também para a conta corrente “9999-9 - CONTA GENÉRICA (ALTERAR CAD.)” (caso seja criada pelo sistema);

    • Uma vez definida a conta corrente padrão, ela será preenchida automaticamente toda vez que for feito um pagamento por meio do PIX / Transferência.

      • Se você tiver várias contas e optar por não definir uma conta padrão, não tem problema. Porém existe o risco do usuário preencher de forma errada;

Outras observações sobre o o meio de pagamento

(informação) Contas a Receber - Recebimento - Padronização do campo “Conta Corrente”

Com a inclusão da forma de pagamento “PIX / Transferência” na venda, nós também fizemos uma alteração na tela de baixa de títulos a receber, com objetivo de padronizar os campos.
A Conta Corrente Padrão também irá funcionar para esta tela.

Será possível devolver troco, usando o recurso “PIX Troco”?

O recurso “PIX Troco” criado pelo Banco Central, logo depois de criar o PIX, permite que os estabelecimentos recebam uma transferência PIX maior que o valor da venda, e com isso devolvam em dinheiro a diferença para o consumidor.
É necessário principalmente, quando a automação comercial é integrada com TEF;

No Maxpró, a forma “PIX / Transferência” não permite voltar troco direto no fechamento da venda. Porém, você poderá realizar saques/trocos PIX para o cliente, seguindo os passos abaixo:

  • 1. Peça para o cliente fazer duas transferências PIX, uma no valor exato da venda, e outra no valor que deseja sacar.

    • Feche a venda normalmente;

    • Depois, no Maxpró (retaguarda) abra o Caixa (Financeiro > Caixa) e inclua um novo movimento do tipo “Transferência/Deposito”, fazendo o Saque do Caixa atual para a Conte Corrente desejada (a mesma que recebeu o PIX do cliente):

      • Ao fazer isso, você estará dando a saída no caixa (valor que será repassado ao cliente) e dando entrada na conta corrente (valor que o cliente transferiu pra você);

        • Na conta corrente, será possível visualizar o valor do PIX referente à venda, e valor referente ao saque;

    • 2. Se você não quiser pedir aos clientes para fazer 2 transferências, tudo bem. Ele poderá fazer uma só, e você ainda assim efetuar os passos anteriores.
      A única diferença é que: Na sua conta corrente no banco, irá conter apenas uma transferência (Ex.: R$ 150,00), enquanto no controle de conta corrente do Maxpró, existirão 2 lançamentos (conforme demonstrado acima);

Habilitação do Maxpró para emitir MF-e/SAT no estado do Ceará

É com grande satisfação que comunicamos que o Maxpró e MaxCaixa agora estão homologados para uso do MF-e no estado do Ceará.

 Saiba mais

O governo do Ceará finalmente decidiu abandonar os antigos ECF’s. Porém, não adotaram a NFC-e normalmente, como a maioria dos estados. Eles seguiram uma mesma tecnologia adotada no estado de São Paulo. No Ceará, é utilizado o MF-e (Módulo Fiscal Eletrônico, equivalente ao SAT de São Paulo) que possui um Hardware.

O processo de habilitação da Sismais no estado, envolveu uma série de cadastros e envio de documentações. Durante quase 1 ano para ser concluído (por conta da pandemia e de algumas burocracias). Finalmente conseguimos, e o primeiro cliente já está utilizando em produção.

Para saber mais sobre o MF-e e como configura-lo, clique aqui.

Vale lembrar que a Sismais hoje já é habilitada no estado de São Paulo, tendo clientes utilizando o SAT em produção, com clientes diretos e de parceiros/revendas;

Nova Devolução de Venda - novas correções e melhorias

(erro) DEVMXP-1057 Reimpressão da devolução - Itens e valores não saiam na reimpressão;

(erro) DEVMXP-1050 Erro no cálculo de subtotal nas devoluções;

(informação) Incluído campo “Observações (sai na impressão)”. Campo já existia na devolução antiga e foi inserido também na nova;

(mais) DEVMXP-1065 Separação das devoluções de venda em Plano de Contas específico

Foi criado um parâmetro para armazenar o Plano de Contas padrão para devolução / crédito do cliente.

Na atualização do sistema, será criado automaticamente o plano de contas que será utilizado para as devoluções: “(-) DEVOLUÇÃO DE VENDA / CRÉDITO CLIENTE”.

Feita a atualização do sistema (e banco de dados), todas as novas devoluções e baixas de notas de crédito serão enquadradas neste novo plano de contas.

Abaixo segue um exemplo de como irá sair no DRE:

 Saiba mais...

Será criado também um subgrupo de plano de contas: “(-) DEDUÇÃO DA RECEITA BRUTA” que será o “Pai” do plano de contas de devoluções.

A modificação do plano de conta padrão, pode ser feita em:
Configurações > Parâmetros do Sistema”, aba “Plano de Contas”, aba “Vendas”:

Observação adicional:

  • Na tela “Contas a Receber - Recebimento”, foram efetuadas algumas melhorias.
    Uma delas é o comportamento quando o título é uma nota de crédito. Os campos de pagamento que não são permitidos para nota de crédito são ocultados quando a tela é aberta, deixando a interface ao usuário mais amigável:

Outras melhorias e correções da versão

  • (erro) DEVMXP-1031 Correção no valor de Ticket Médio do Dashboard (não estava considerando devoluções);

  • (informação) DEVMXP-525 - Contas a Receber - Impressão de Recibo de Título Baixado - O modelo de impressão “02 - Bobina” não estava cortando o papel automaticamente (quando a impressora tem Guilhotina);

  • (erro) DEVMXP-1049 MaxCaixa exibia mensagem de erro ao aplicar desconto no fechamento venda (caso já tenha tido algum desconto individual no item);

  • (erro) DEVMXP-1044 Erro ao passar determinados produtos do Clube de Promoções no Maxcaixa: (arithmetic overflow or division by zero has occurred);

  • (erro) DEVMXP-1028 Erro ao consultar produto no MaxCaixa (quando o parâmetro “Tipo de busca no Lançamento do Produto” estava definido “2 - Código Interno”);

  • (informação) DEVMXP-895 Consultar NF-e/NFC-e de um Cliente. O filtro por cliente não funciona;

    • Não era BUG. Ocorria por que, a opção “Exibir todas (as notas) pendentes” ficava marcada, assim mesmo selecionando um cliente X, ainda apareciam todas as notas pendentes na consulta (fossem elas do mesmo cliente ou não). Para não ter mais esse tipo de problema, programamos o campo “Exibir todas…”” para ser ocultado e desmarcado sempre que um cliente for selecionado no filtro.

  • (informação) DEVMXP-1063 MF-e/SAT - Arquivo de logs MFE_SAT.log estavam crescendo muito rápido.
    Foi criado um campo nas configurações de MF-e/SAT para habilitar ou desabilitar a geração do log (o padrão será desabilitado);

  • (informação) DEVMXP-1048 SPED Fiscal - Implementação do registro 0220 - Fatores de Conversão de Unidades de Medida;

  • Sem rótulos