Q&A - Perguntas e Respostas Diversas
Seção de Perguntas diversas sobre o Gestão Mais Simples.
- 1 Q: Como mudar o código interno?
- 2 Q: Como adicionar uma nova unidade de medida?
- 3 Q: Como trocar operador de caixa no Gestão Mais Simples.
- 4 Q: Gostaria de saber se consigo exportar ou importar uma tabela com as mercadorias?
- 5 Q: Como excluir lançamento no livro de caixa?
- 6 Q: Meu sistema venceu e agora?
- 7 Q: Existem pendências na emissão de NF, como resolver?
- 8 Q: Como incluir taxas de maquininha cartão aos produtos?
- 9 Q: ESTOU COM DIFICULDADE NA INSTALAÇÃO DA IMPRESSORA
- 10 Q: Como colocar preço de atacado?
- 11 Q: Como trocar usuário de caixa?
- 12 Q: Não consigo cancelar a nota fiscal porque não foi emitida ainda devido ao ERRO NA EMISSAO.
- 13 Q: Como vender com múltiplas embalagens?
- 14 Q: Como ativar a versão PRÓ?
- 15 Q: O que é CFOP?
- 16 Q: O que é NCM?
- 17 Q: O que é ICMS?
Q: Como mudar o código interno?
A: Ao cadastrar um produto, cliente ou fornecedor, o Gestão Mais Simples gera um código interno que segue uma ordem específica. Esse código não pode e nem tem como ser alterado. Caso precise usar um código específico, utilize o campo Código de Barras. Ele aceita qualquer tipo de código (e não apenas os códigos de barras de fábrica).
Q: Como adicionar uma nova unidade de medida?
A: No Mais Simples no momento não é possível cadastrar unidade de medida. Já vem cadastrado por padrão as unidades de medidas mais utilizadas.
Q: Como trocar operador de caixa no Gestão Mais Simples.
A: O sistema Gestão Mais Simples utiliza o usuário de login do sistema para acesso ao caixa/PDV. Caso tenha trocado o nome e senha do usuário, não será preciso alterar o operador do caixa. Mas caso tenha cadastrado um novo usuário e deseja trocar o operador do caixa para esse novo usuário, siga os passos abaixo:
Acesse o Menu do Gestão Mais Simples.
Selecione Cadastros → Caixa/Operadores de Caixa.
Na tela de Caixas / Operadores de Caixas, procure o caixa que deseja associar o usuário e clique em Editar(Ícone Azul ao lado do botão de excluir).
Na tela de cadastro de edição do caixa**(Operadores de Caixas), na caixa de pesquisa Adicionar Operador, selecione o usuário e clica no ícone de mais(+**). Remova o outro usuário caso não queira mais que o mesmo opere esse caixa ou tenha acesso. Clique em Salvar e está pronto.
Q: Gostaria de saber se consigo exportar ou importar uma tabela com as mercadorias?
A: Para exportar alguma informação do sistema, primeiro gere um relatório, exemplo: relatório de produtos, e clique em salvar e selecione a opção que desejar, Excel ou PDF.
Para importar produtos, há duas formas. Importação de arquivo XML para dar entrada em estoque e cadastrar os produtos. E importação utilizando uma tabela padrão do sistema, onde salva essa tabela em Excel, depois de preencher com suas informações(produtos), importe novamente para o sistema.
Q: Como excluir lançamento no livro de caixa?
A: Exceto seja uma movimentação feita manualmente no mesmo turno de abertura do caixa, não tem como excluir.
Caso tenha sido uma transferência errada, acesse o caixa ou conta-corrente para qual foi transferido, e transfira de volta.
Caso tenha sido uma baixa de contas a receber ou contas a pagar errada, acesse a tela de contas a receber ou a pagar, vá ao título e faça um estorno.
Q: Meu sistema venceu e agora?
A: Entendo que seu sistema venceu e quero ajudar você a regularizar essa situação. Você pode entrar em contato com nosso suporte pelo WhatsApp, e nossa equipe estará pronta para te auxiliar com a renovação do seu acesso.
Q: Existem pendências na emissão de NF, como resolver?
A: Para poder ajudar, preciso que me passe mais informações. Por exemplo:
Em que tela apresenta o erro, qual a descrição do erro, e qual informação precisa.
Pelo que entendi, a mensagem “Existem pendências na emissão de NF.”, é apresentada ao gerar o arquivo XML para a contabilidade. Se for isso mesmo, verifica logo abaixo na mesma mensagem em qual modelo de nota existem pendências e acesse a tela de emissão específica para corrigir as nota pendente.
Q: Como incluir taxas de maquininha cartão aos produtos?
A: O Oestão mais simples no momento não possui controle de cartões, e devido a isso não tem uma opção de cadastro de taxas de cartões nem maquininhas.
Q: ESTOU COM DIFICULDADE NA INSTALAÇÃO DA IMPRESSORA
A: Para instalar sua impressora corretamente, acesse o site do fabricante e baixe os drivers referente ao modelo da sua impressora. Verifique se todos os cabos da impressora estão conectados. Se for impressora térmica, veja se não precisa instalar driver serial.
Para imprimir qualquer coisa do Gestão Mais Simples na sua impressora, basta ela está instalada no seu sistema operacional que o Gestão Mais Simples conseguirá identificá-la. Na tela de impressão do Gestão Mais Simples, seja ela no PDV ao fechar a venda, ou no Histórico de Vendas, aparecerá na lista de impressoras.
Para esse serviço também recomendamos um técnico de TI próximo à você.
É importante ressaltar também que o suporte do Gestão Mais Simples não inclui a instalação de hardwares no computador.
Q: Como colocar preço de atacado?
A: O preço de atacado é um excelente recurso para aumentar o ticket médio e atrair mais clientes.
É possível definir a quantidade e o preço de atacado, e durante a venda, o sistema aplicará o preço automaticamente, quando a quantidade minima for atingida.
Para entender como funciona veja esse vídeo rapido que preparamos:
Como definir Preço de Atacado no Produto? - Gestão Mais Simples
Q: Como trocar usuário de caixa?
A: Essa pergunta tem duas respostas possíveis.
Para poder informar a resposta correta precisa de mais detalhes.
Opção 1: Tenho um caixa cadastrado e preciso trocar o usuário que tem acesso ao caixa.
Resposta do opção 1: Caso tenha criado um novo usuário no sistema e deseja alterar o usuário do caixa para esse novo usuário do sistema, siga os passos abaixo.
Acesse o Menu do Gestão Mais Simples.
Selecione Cadastros → Caixa/Operadores de Caixa.
Na tela de Caixas / Operadores de Caixas, procure o caixa que deseja associar o usuário e clique em Editar(Ícone Azul ao lado do botão de excluir).
Na tela de cadastro de edição do caixa**(Operadores de Caixas), na caixa de pesquisa Adicionar Operador, selecione o usuário e clica no ícone de mais(+**). Remova o outro usuário caso não queira mais que o mesmo opere esse caixa ou tenha acesso. Clique em Salvar e está pronto.
Resposta do opção 2: Estou com o caixa/PDV aberto com um usuário e preciso trocar para outro usuário operar no momento. Para fazer essa troca solicite ao operador atual que faça o fechamento do caixa e do turno dele. Pode estar fazendo isso pressionando F9 e efetuando o fechamento, logo após acesse o sistema Gestão Mais Simples com o usuário do novo operador e acesso o caixa novamente.
Q: Não consigo cancelar a nota fiscal porque não foi emitida ainda devido ao ERRO NA EMISSAO.
R: Após iniciar uma nota fiscal (NFe, NFCe), não é possível mais excluir, por que já foi gerado para ela um Número Sequencial (Número da Nora), que não pode ser saltado por regras da Sefaz.
Neste caso, se sua intenção era excluir uma nota, você tem duas opções:
Se a nota já foi transmitida e autorizada pela Sefaz, então você pode fazer o Cancelamento.
Se a nota ainda não foi enviada ou não foi autorizada, você pode editar ela e colocar dados de outra nota que gostaria de emitir, ou, então pode usar a opção Inutilizar. A opção Inutilizar notifica à Sefaz que o número não será utilizado por algum motivo.
Atenção: Tanto no cancelamento, quando na inutilização, é solicitada uma justificativa que é enviada à Sefaz, então, é preciso ficar atendo aos motivos informados.
Q: Como vender com múltiplas embalagens?
A: No momento o Mais Simples não tem controle de múltiplas embalagens. Mas você pode utilizar a opção de aplicar descontos, tanto no item como no fechamento.
Q: Como ativar a versão PRÓ?
A: Para ativar a versão PRO é bem simples. Após ter efetuado a assinatura do plano PRÓ, caso a compra da versão PRO tenha sido feita no mesmo CNPJ que está cadastrado no Gestão Mais Simples, basta fechar e abrir o sistema que ele já faz a leitura da licença online. Para isso precisa ter acesso à internet no seu computador.
Caso o tenha comprado utilizando um CPF ao invés do CNPJ cadastrado no sistema, entre em contato com nosso setor financeiro e passe os dados para ativação.
Q: O que é CFOP?
A: CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações, é um código criado pelo governo federal com o objetivo de gerar um padrão de documentos em diferentes Estados e municípios brasileiros.
Basicamente, a sigla define o pagamento de impostos sobre as mercadorias recebidas e transportadas em sua empresa, sendo indicado em qualquer documento fiscal emitido em território nacional, como emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Aqui, vale independentemente se o comércio foi de entrada (compra) ou saída (venda).
O CFOP possui dois critérios e estão distribuídos pelo tipo da nota fiscal (entrada ou saída) e para qual região o produto, por exemplo, foi vendido. Para isso, o código possui quatro dígitos e cada um deles possui uma identificação específica:
Primeiro dígito: evidencia se o produto ou atividade é de entrada, ou saída;
Segundo dígito: qual o grupo ou operação referida no documento fiscal;
Terceiro e quarto dígitos: o tipo de prestação ou de operação.
Veja alguns exemplos a seguir e como o código aparece na nota fiscal:
CFOP de entrada
Dígito inicial 1: entrada e/ou aquisições de serviços do mesmo estado;
Dígito inicial 2: entrada e/ou aquisições de serviços em diferentes estados;
Dígito inicial 3: entrada e/ou aquisições de serviços de outros países.
CFOP de saída
Dígito inicial 5: saídas ou prestações de serviços para o mesmo estado;
Dígito inicial 6: saída ou prestações de serviços para outros estados;
Dígito inicial 7: saída ou prestações de serviços para o exterior.
Na nota fiscal, o código aparece na tabela relacionada aos dados dos produtos/serviços.
Q: O que é NCM?
A: NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um código de oito dígitos estabelecido pela legislação federal para identificar as mercadorias e facilitar o comércio internacional.
O código deve ser informado obrigatoriamente na NF-e, NFA-e e NFC-e
Q: O que é ICMS?
A: O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - é um imposto de competência estadual. Ele incide (base de cálculo) sobre a circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica. Também sobre a entrada de mercadorias importadas e serviços prestados no exterior.
O fato gerador é a saída da mercadoria do estabelecimento do contribuinte, fornecimento de refeições, prestação de serviços de transporte, entre outros.
Cada Estado da Federação tem liberdade para adotar regras próprias relativas à cobrança desse imposto, respeitados os requisitos mínimos fixados na Constituição Federal e pelo Código Tributário Nacional.