Balança BALMAK

Site: http://balmak.com.br/
Manuais e Downloads: http://balmak.com.br/ao-cliente/downloads/  (Precisa de um cadastro para acessar os materiais).

Antes de integrar a balança BALMAK com o sistema, é preciso que ela já esteja configurada e comunicando com o computador. O Suporte da Sismais não faz este tipo de configuração, é preciso acionar um técnico especializado em balanças para efetuar este tipo de serviço.

Configuração da Balança BALMAK para integração como Maxpró ERP

Ao instalar o programa da Balmak serão criados vários programas que juntos complementam as ferramentas necessárias para administrar a mesma.
No Maxpró teremos que nos atender somente à 4 deles:

  • DLD - Edição e personalização de etiquetas
    (A Sismais não personaliza etiquetas, para fazer isso consulte o manual da balança ou contate um técnico especializado);

  • DFS - Configurações diversas, cadastros de produtos, envio manual de carga, entre outros recursos;
  • DGI - Configurador de Importação/Exportação (É nele que faremos a configuração de importação dos produtos do Maxpró)
  • RGI - Monitoração de arquivos de produtos e envio de cargas para a balança (Será responsável por manter a comunicação para a balança).
    O RGI é apenas um Aplicativo/Serviço, assim que é aberto ele fica minimizado na bandeja (Próximo ao relógio do Windows) e ao clicar com botão direito nele é possível ver os logs das operações efetuadas.
  • LBS - Programa para backup das configurações dos programas da BALKMAK (Não usaremos este programa mas é importante citar sua existência, útil quando o cliente for formatar o computador por exemplo)
  • Mais informações sobre estes e os demais aplicativos da BALMAK podem ser encontrados no link abaixo:
    http://balmak.com.br/balmak-produtos/automacao-comercial/balanca-digital-computadora-com-impressor-integrado/operacao-em-rede-e-softwares-disponiveis/


Passo a passo para deixar o Maxpró integrando com a balança:

  1. Verifique se a balança se a balança está configurada corretamente e comunicando.
    Se a comunicação for via Ethernet é possível efetuar um teste de Ping: "ping IP_DA_BALANCA -t"
  2. No Maxpró, acesse "Parâmetros > Configurações do Sistema > Aba Equipamentos" e configure como na imagem abaixo:
    (Obs: A balança selecionada foi "TOLEDO" por que a exportação dela pode ser compatível com a BALMAK)
    1. O campo "Diferenciar Peso de Unidade" depende na necessidade da empresa (Para saber mais sobre a opção basta clicar no "[+...]" ao lado dela;
  3. Configure um produto qualquer para exportar para balança e depois faça uma exportação (Estoque > Exportar para Balança). Será gerado um arquivo com nome TXTITENS.TXT no local indicado. (No exemplo acima: C:\Interprise\Balanca\TXTITENS.TXT)
  4. Abra o programa DGI, clique em "Configurações imprt" e marque as opções como na imagem abaixo, e confirme as alterações:


  5. Depois clique em "Importações" e selecione a configuração de acordo com o modelo desejado e clique no botão para editar.
    1. Para o Maxpró ERP será necessário selecionar o modelo  "Txitens" que importa um arquivo de nome "TXITENS.TXT" (não confundir com o ItensMGV que importa o arquivo TXTITENS.TXT). Esse layout porém, não vem em versões mais antigas dos programas Balmak, se você não encontrar essa opção, você deverá efetar a importação do layout seguindo os passos abaixo:
      1. Salve o arquivo LineData TXITENS.xml em seu computador;
      2. Clique no menu "Importar desenhos", na janela que abrir, no campo "Importações (LineData.XML)" localize o arquivo que acabou de salvar e depois clique no botão de confirmação;
      3. Feito isso, o layout Txitens estará disponível para uso, você poderá voltar ao menu "Importações" e selecionar ele como opção.
  6. Após clicar no botão editar, será exibida a tela abaixo. Aqui nós iremos configurar o local onde o programa da BALMAK deverá buscar o arquivo exportado pelo Maxpró.
    1. No campo "Selecionar arquivo:" localize o arquivo TXTITENS exportado pelo Maxpró no passo N° 03;
    2. Após configurar salve os dados;
  7. Ainda no DGI, clique em "Ativar Importações" e ative a importação do modelo de Layout escolhido, e confirme as alterações;
    (Lembre-se que para o Maxpró, o modelo deverá ser o "Txitens" que foi importado anteriormente, e não o do exemplo abaixo)
  8. Feche o DGI e abra o RGI (Monitor da balança). Após abrir o RGI, em alguns segundos ele irá importar o arquivo ".TXT" que foi exportado pelo Maxpró. Após a importação, o RGI irá deletar o arquivo da pasta. Feito isso os produtos já estarão disponíveis para consulta e impressão de etiquetas na balança;
    Obs: O arquivo .TXT deve ter sido gerado anteriormente pelo Maxpró no mesmo local configurado para a importação pelo RGI.

Configurando a balança para imprimir a descrição em 40 caracteres ao invés de 20

A balança BALMAK possui modelo de etiquetas padrões na memória e permite criar modelos personalizados. Porém, os modelos padrões não possuem a opção de imprimir mais de 20 caracteres do nome do produto, em uma etiqueta 60x40mm ou 70x50mm (tamanhos mais comuns). Para resolver este problema, a equipe de Suporte da SISMAIS, criou um novo modelo de etiqueta, usando o programa DLD da BALMAK, este novo modelo é exatamente o mesmo do "Modelo 1" presente na memória da impressora, com a diferença que sai 40 caracteres no nome do produto.

Abaixo veja como configurar a balança e os programas para que saiam 40 caracteres do nome do produto na etiqueta:

  1. Baixe o arquivo em anexo abaixo em um local qualquer do seu computador (Clique com o botão direito, depois clique em "Salvar como..." ):
    ETQ_BALMAK_Sismais_40char_Modelo21.dld
  2. Abra o programa DFS, na página inicial clique em "Enviar Arquivo", localize o arquivo que baixou, adicione e confirme:
  3. Agora acesse o menu "Associações > Configurações", selecione a configuração e clique em editar, vá até a aba "7.4 Param.Impressão".
    Preencha os campos "3-Formato da etiqueta:" e "20-Formato 2 da etiqueta:" com o valor "21".

    (Obs: Por que 21? R: Como a balança já vem com alguns modelos de etiqueta na memória, no manual é orientado que caso seja criada uma etiqueta personalizada o número será à partir do 21 )
  4. Depois disso é preciso configurar na balança também (A configuração acima mesmo exportando para ela não foi aplicada nos testes efetuadas).
    Para isso, basta seguir as instruções na imagem abaixo (capturada do manual impresso da balança):

    No Passo 3, você irá digitar "21" que corresponde ao modelo que queremos configurar.

DICA

É possível ajustar/personalizar este modelo de etiqueta abrindo ele pelo programa DLD. Após abrir é só editar como desejar salvar e repetir o envio do arquivo. Atenção: O nome do arquivo tem que ser exatamente o mesmo, caso contrário não pegará a sequência "21" podendo ficar na "22" ou posterior;
Reforçamos que a Sismais não personaliza modelos de etiqueta a pedido do cliente, você pode fazer seguindo os manuais da balança, acionado o suporte dela ou contratando um técnico especializado em balanças digitais.

Efetuando Backup das Configurações da Balança

Após configurar toda a balança é interessante que seja feito um Backup das configurações do banco de dados, para facilitar caso seja necessária uma restauração.

Para isso abra o DFS, vá em Importar/Exportar > Banco de Dados > Cópia de Segurança, depois é só escolher um local e clicar em Exportar;

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró