Impressoras Matriciais - Compatibilidade, problemas comuns e soluções

A impressão de venda do Maxpró possui pode ser feita em diversos modelos e impressoras. Um modelo de impressora, são as matriciais (Ex: Epson LX-350, LX-300, etc.).

Quando um modelo de impressão for compatível, ele terá o termo “Matricial” no nome. Evite usar esses modelos em impressoras de Tinta ou Laser, para elas, há outros mais adequados.

O Maxpró precisa saber também, se a impressora selecionada é de fato matricial, ou seja, mesmo selecionado algum modelo do tipo, ele verifica se a impressora também é compatível com esse modeo de impressão. Para identificar, uma das formas usada é o nome da impressora. Ex: Se o nome for “Epson LX-300”, ele identificará que ela é sim, compatível com matricial.

Quando instalar uma impressora, mantenha o nome original dela. Isso permitirá ao Maxpró, identificar corretamente. Se você alterar o nome para algo como “LX300”, o sistema poderá não indentificar e a impressão não será realizada corretamente (pode ficar lenta ou até mesmo nem imprimir). Essa informação vale também para o Nome de Compartilhamento da impressora. No final deste artigo, você encontra uma lista de palavras chave que são usadas na identificação.

Alguns problemas e possíveis soluções.

 

Exemplo:

Soluções:

  • a) O nome da impressora não está permitindo que o sistema identifique se ela é de fato ou não uma matricial. Altere o nome da impressora (veja relação de nomes compatíveis com matriciais abaixo).

  • b) Pode ser que você tentou imprimir usando um modelo de impressão Matricial, mas em uma impressora de Tinta ou Laser. Neste caso, não há muito o que fazer, você terá que escolher outra impressora;

Isso ocorre geralmente por duas situações:

  • O sistema não conseguiu identificar que a impressora é Matricial. Altere o nome dela nas configurações de impressora para um nome que seja identificável pelo sistema (veja as opções mais abaixo);

  • b) Você está usando um modelo NÃO matricial em uma impressora matricial. Neste caso terá que selecionar um modelo compatível com matricial, ou imprimir em uma impressora de Tinta ou Laser;

  • a) O sistema pode não ter identificado que a impressora é matricial. Para isso, altere o nome, como indicado anteriormente;

  • b) A fita da impressora está com a tinta fraca;

  • c) A impressora pode estar com problemas na agulha de impressão.
    A agulha de impressão é o mecanismo que faz a impressão junto com as fitas de tinta. Após tempos de uso, essas agulhas (também chamadas de cabeça de impressão), podem apresentar problemas. Se for o caso precisará enviar para concerto;

Identificando se a impressora é ou não matricial pelo nome

Abaixo você encontra algumas palavras chaves (parte do nome), que farão com que o sistema identifique que a impressora é sim, uma impressora matricial.
Exemplo: O nome não precisa ficar só "LX-300", pode ser também "Epson LX-300+". O importante é ter o "LX-300" em parte do nome.

GENERICO
TEXT
MP-20
LX-300
LX-350
LX-810
FX-890
FX-1170
FX-2170
FX-2190
FX 2190
LQ-590
LQ-1170
LQ-2170
OKIDATA

OBS: Essa verificação só é feita se, o modelo de impressão for compatível com Matricial, caso contrário, o sistema irá identificar sempre como Gráfico. Isso quer dizer que, se você selecionar um modelo de impressão que não foi projetado para impressora matricial, e mandar imprimir, a impressão vai sair, porém ficará lenta e provavelmente com qualidade ruim.

Agora, veja palavras chaves que identificarão como impressora Gráfica (Tinta/Laser):A

GRAFICO
HP
DESKJET
LASERJET
INKJET
STYLUS
EPL
USB

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró