Saiba se seu Windows é 32 ou 64 bits

Identificando a arquitetura do Windows (x86 ou x64)

Introdução

Saber se o sistema operacional é 32 bits ou 64 bits é fundamental, pois programas que foram desenvolvidos para arquitetura x64 não vão funcionar em um sistema x32, já programas desenvolvidos para arquitetura x32 funcionam em sistemas x64 mas podem apresentar alguma incompatibilidade ou bugs.

Logo, empresas desenvolvedoras de softwares costumam desenvolver seus sistemas de forma flexível, isso é, geralmente eles disponibilizam uma versão para x32 e outra para x64 e é ai que entra a necessidade de saber qual a arquitetura do sistema operacional e é exatamente isso que este artigo vai ensinar, identificar a arquitetura do Windows.

Mãos à Obra

Primeiro acesse Iniciar, clique com o botão direito em Computador e em seguida clique em Propriedades.

Após clicar em propriedades, será exibido uma tela com varias informações referente ao sistema operacional e também ao hardware.



Observe que a tela é dividida em grupos. No primeiro grupo temos informações sobre o Windows, por exemplo: 
Versão do sistema operacional, Copyright da Microsoft e versão do Service Pack.
No segundo grupo temos informações sobre o sistema, incluindo o software e o hardware e é exatamente ai que está a informação que precisamos.
Podemos encontrar: 
As configurações do processador da maquina, memória Ram, "Tipo de sistema:" (onde indica se ele é x64 ou x32) e também se o monitor é sensível ao toque (touch screen).
No terceiro grupo, temos informações sobre a configuração da maquina, isso é, o nome do computador, nome completo do computador, descrição do computador e grupo de trabalho.
No quarto e ultimo grupo, temos a informação se o Windows está ativado ou não.

Agora já sabemos qual a arquitetura do nosso Windows e quando precisarmos baixar algum software, já sabemos qual versão baixar.



Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró