Instalar 2 (duas) ou mais versões do Firebird no Windows

Introdução

O procedimento abaixo orienta como instalar o Firebird em um computador que já tenha alguma outra versão instalada. Aqui usamos como base o Firebird 2.1, mas pode ser adaptável para outras versões. O procedimentos aqui são validos para sistema operacional Windows.

As instruções servem para instalação diferente da porta padrão (3050), caso alguma outra versão já esteja usando esta, e também para instalação usando a 3050 (que está livre), mas que por algum motivo outras versões do Firebird estão causando conflitos (mesmo em portas diferentes).

Recomendações:
Este tutorial aqui é mais “direto ao ponto” e passo a passo.
Para entender melhor por que algumas ações abaixo precisam ser feitas, veja o vídeo Como instalar duas instâncias do Firebird na mesma máquina rodando simultaneamente (13 min).

E no artigo abaixo (em inglês) é possível entender mais a fundo como funcionam as configurações de portas do Firebird (leitura opcional e avançada):
https://firebirdsql.org/rlsnotesh/config-port.html

Passo a Passo

Baixando o Firebird versão zipada

  1. Se você tiver instalado alguma versão do Firebird e não esteja sendo utilizada por outro aplicativo (além dos aplicativos da Sismais), faça a desinstalação dele.

  2. O Firebird, além do instalador padrão, possui um arquivo de instalação .zip (compactado). Diferente do Instalador tradicional, esse compactado permite extrair o Firebird para qualquer local desejado, e efetuar configurações customizadas de forma mais fácil. É ele que nós iremos usar.

    1. Acesse a página de Downloads do Firebird 2.1, e faça download da versão Zip (não confundir com versão portable). O .zip terá a descrição “Zip kit for manual/custom installs of Classic or Superserver”.
      Se o Windows for x64, então dê preferência também para a versão x64 do Firebird.

       

    2. Extraia o conteúdo do arquivo Zip para uma pasta de instalação. Como essa pasta pode ser customizada, pode ser inclusive dentro da pasta do sistema. Ex:
      C:\Interprise\Firebird_2.1.7_x64
      ou
      C:\Interprise\Firebird_2.1.7_x86 (para Firebird e Sistema operacional de 32 Bits)

  3. O Firebird é um programa semelhante a outro qualquer, porém, tem um serviço (aplicativo rodando em segundo plano o tempo todo) que faz ele estar disponível para o Maxpró acessar as bases de dados. Como estamos fazendo a instalação manual, precisaremos configurar a porta deseja (diferente de 3050), e vamos usar um utilitário que vem junto aos demais arquivos para criar o Serviço do Firebird no Windows, e assim possa funcionar normalmente.

Alterando a Porta padrão

  1. Vamos fazer umas modificações no arquivo “firebird.conf”, para modificar a porta padrão 3050, para outra porta desejada.

    1. Abra o Bloco de Notas como Administrador:

      A abertura como administrador é necessária pois, a depender do local onde estiver o arquivo “firebird.conf”, ele irá requerer acesso e Administrador para ser modificado. Uma forma de conseguir altera-lo é abrindo ele em um editor de texto (como o Bloco de Notas, ou Notepad++) usando os privilégios de Administrador.

       

    2. Abra o arquivo “firebird.conf” que se encontra na pasta onde o Firebird 2.1 foi extraido, ex:

      C:\Interprise\Firebird_2.1.7_x64\firebird.conf\firebird.conf

    3. Localize (Ctrl + F) a linha com o nome RemoteServicePort.
      (Provavelmente ela vai estar comentada com o caractere # (hashtag) na frente):

    4. Remova o # para ativar a configuração, forçando o Firebird 2.1, e altere a porta para uma desejada.
      (A porta padrão precisa ser alterada quando já tem outra versão do Firebird usando a 3050. Ela pode ser alterada também se desejarmos já desde o início manter uma porta diferente do padrão e evitar conflitos futuros.).

      1. OBS: Mesmo que eu você vá manter a porta 3050, é preciso ativar essa cofiguração (remover o # ). Isso fará com que o serviço do Firebird seja forçado a usar a 3050 e evite conflitos com outros firebirds (mesmo que os outros estejam usando porta diferente da 3050, conflitos podem ocorrer).

      2. OBS2: O executável do Firebird usa vários métodos para identificar a porta a ser usada. Se não for especificado o valor desejado (mesmo que seja o padrão 3050), pode correr o risco dele não interpretar corretamente, usar uma porta de outra versão por exemplo.
        Se desejar entender mais a fundo, veja este artigo.

    5. Se for modificara porta, coloque algum valor aproximado de 3050. Ex: 3055, 3056, etc.

      • Se por acaso a nova porta que você escolher também estiver em uso, dará um erro ao iniciar o serviço do Firebird, então terá que tentar outra.
        Para verificar se a porta está disponível, veja esse artigo: Como saber quais as portas estão em uso no Windows?

    6. Ao final, salve o arquivo;

Criando e Inicializando o Serviço do Firebird

Como falamos anteriormente, ao instalar o firebird usando o .zip (arquivo compactado) temos que fazer algumas configurações manuais para que ele funcione normalmente. Como vantagem isso nos dá um grande poder de customização na hora da instalação.

Agora que já extraímos o arquivo e configuramos a porta desejada no firebird.conf, vamos criar o Serviço do Windows, que fará com que o Firebird fique online.

Para criar o serviço, vamos usar um utilitário que já vem com todas as instalações do Firebird, que é o “instsvc”, um utilitário (usado por linhas de comando) que serve para criar e gerenciar serviços do Firebird no Windows de forma fácil.

  1. Abra o Prompt de Comando/CMD, como Administrador e navegue até a pasta “bin” do Firebird (na pasta que você extraiu, ex: C:\Interprise\Firebird_2.1.7_x64\bin )

  2. Digite instsvc.exe e dê enter. Você deverá ver as opções de comando disponíveis. Exemplo:

  3. Vamos criar e configurar o serviço do Firebird com um nome “-n” personalizado (para evitar conflitos com outras versões, que podem estar usando os mesmos nomes de serviços):

    1. Execute o comando:
      instsvc.exe i -g -a -n FirebirdSismais
      FirebirdSismais” é o novo nome do serviço do Firebird (2_1 = Versão, usado para facilitar o entendimento e qual é a versão). Este nome pode ser modificado conforme necessidade.

    2. Se tudo correr bem você verá a mensagem de que os serviços (Firebird Server e Guardian) foram instalados com sucesso:

      1. São criados dois serviços, um para o Firebird e outro para o Guardian. O Guardian é um serviço de suporte que inicia o Firebird novamente, caso ele sofra alguma interrupção, ele é recomendado, mas não é obrigatório.

  4. Agora vamos testar se o serviço do Firebird já inicia normalmente. Podemos fazer isso indo no gerenciador de Serviços do Windows (veremos mais abaixo), ou simplesmente usando o instsvc:
    instsvc.exe start -n FirebirdSismais

    1. Se for iniciado com sucesso, verá algo parecido com a seguinte mensagem:

    2. Se der algum erro, pode ser a porta que já está em uso por algum outro programa;

    3. Uma outra situação mais rara: Pode ocorrer ainda, de usar a mesma porta de outro Firebird, mas aparecer a mensagem de inicializado com sucesso. Neste caso você só irá saber ao abrir e dar erro, ou ainda, o Maxpró poderá até abrir, mas poderá ter problemas durante o uso. A melhor maneira de assegurar que isso não ocorra, é verificando se a porta está disponível (não tem ninguém usando), antes de configura-la no firebird.conf.
      Para verificar se a porta está disponível, veja este artigo: Como saber quais as portas estão em uso no Windows?



  5. Para confirmar se foi instalado, abre o Gerenciador de Serviços do Windows (Windows + R > services.msc), e certifique-se que os serviços criados com o novo nome estão lá. O nome que informamos, irá aparecer à frente de “Firebird Server” e “Firebird Guardian”. Veja:

    1. Entre em cada um dos serviços (Server e Guardian) e configure-os para iniciar automaticamente com o Windows (caso ainda não estejam);

       

    2. OBS: Note que, na listagem dos serviços, além do Firebird com nome “FirebirdSismais”, temos um outro Firebird de nome ”DefaultInstance”, este é o nome padrão usado pelo Firebird, e pode representar um Firebird de qualquer versão, para saber mais detalhes sobre qual versão ele é, precisaríamos entrar nos detalhes do serviço.

  6. Agora você já pode alterar os arquivos de Configuração do Maxpró (ver seção abaixo), ou testar a conexão usando o IBExpert (veja na seção mais abaixo, como conectar o IBExpert em porta diferente da 3050 e versões diferentes do Firebird).

Alterando os arquivos de configurações do Maxpró (arquivos .ini)

  • Você precisará informar a nova porta nos arquivos de configuração: MAXCAIXAConfig.ini e MAXPROConfig.ini, entre outros se necessário.
    Nesses dois arquivos acima as configurações a serem alteradas são:

    • 999-004:

    • orc-004 (caso use exportação automática para base adicional):
      (esta orc-004 talvez ainda não exista, precisando ser criada)

       

    • No MaxCaixaConfig.ini, além do das configurações acima, talvez seja necessário também editar a configuração “loc-004(talvez ainda não exista, precisando ser criada):

      • ATENÇÃO: A porta informada na configuração loc-004, deverá sempre ser a porta do Firebird da máquina local (onde o MaxCaixa está instalado e não do servidor).
        Ou seja, supondo a máquina Servidor-PC seja o servidor principal do Maxpró e esteja com Firebird configurado na porta 3055, mas, no computador Caixa01-PC tenhamos um Firebird instalado na porta 3050 (porta padrão), ao configurar o MaxCaixaConfig.ini, a configuração “loc-004” manterá a configuração da porta “3050”.

Dicas Adicionais

No IBExpert (ou outros programas de gerenciamento do banco), você precisará fazer alguns tratamentos para se conectar ao banco de dados de forma adequada.

Configurando o IBExpert para acessar o Firebird de uma versão e porta específicos

  1. Ao criar uma nova conexão com o banco, você deverá tomar os seguintes cuidados:

    1. Em “Server” você sempre usará a opção “Remote”, mesmo que a conexão seja para o servidor local;

    2. Em “Server Name”, você deverá colocar o IP do Servidor ( 127.0.0.1 se for local) + “/” + Número da Porta definida;

    3. Em “Client Library File” você deverá apontar para uma dll “fbclient.dll” (versão x32) da versão correta do Firebird.

      • Pode apontar por exemplo, para a mesma DLL usada pelo sistema:
        C:\Interprise\MAXPRO\SERVER\fbclient.dll

      • Ou, se precisar se conectar à uma versão para a dll presente na pasta “bin” do Firebird, ex::
        C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_1\bin\fbclient.dll

        • Cuidado ao usar esta opção, pois, se você instalou o Firebird x64, e apontar para a dll dentro da pasta dll, a DLL não irá funcionar no IBExpert, pois este é versão 32 bits, e não consegue trabalhar com a dll x64.

    4. Imagem de Exemplo:

       



 

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró