TEF - FAQ - Dúvidas e Problemas Frequentes

Quais os aparelhos PinPads mais recomendados?

Segundo a equipe da SkyTEF (empresa distribuidora do TEF Sitef), as marcas mais recomendadas e que são homologadas com todas as adquirentes aqui do Brasil são:

  • Verifone

  • Gertec
    Atualmente (até 16/07/2018) a Gertec oferece 3 modelos de PinPad:

    1. PPC910
      O PPC910 é o mais simples da categoria: Ele NÃO possui Display Colorido, Contactless e lacre físico.

    2. PPC920

    3. PPC930
      O PPC930 é o mais moderno e completo, ele contempla os recursos:
      Display Colorido, Contactless (Tecnologia onde é possível fazer o pagamento apenas enconstando o Smartphone ao PinPad), Leitura de Chip e Leitura de Tarja magnética.
      DICA: Dando uma rápida olhada na internet podemos perceber que a diferença de preço não é muito grande, então é mais viável comprar o PPC930

  • Ingenico

  • Pax

  • Outras marcas, principalmente de fora do pais podem não funcionar por não serem homologadas e não funcionarem com todas as adquirentes do Brasil;

O comprovante do TEF é impresso logo após a aprovação, e depois gero o NFC-e, ou posso imprimir após a impressão do NFC-e?

A transação do TEF é efetuada antes da emissão da NFC-e, mas a emissão do comprovante pode ser após o termino do processo da NFC-e e antes de sua impressão.
Ou seja, o fluxo é:

  1. Passa o cartão no TEF. Foi autorizado?

  2. Envia a NFC-e. Foi autorizada ou gerada offline?

  3. Imprime o Comprovante do TEF e Imprime a NFC-e

No caso da venda com 2 ou mais cartões, se o primeiro for aprovado, e ao passar os demais der uma queda de energia ou o computador travar ou desligar, como o sistema irá proceder?

Quando isso ocorrer, que ligar o computador e iniciar o MaxCaixa novamente, ele irá cancelar a transação do cartão que havia sido aprovado e irá imprimir um comprovante de cancelamento*. Depois disso, será necessário fechar a venda novamente e passar todos os cartões, incluindo o que já havia sido aprovado;

*A impressão do comprovante de cancelamento irá ocorrer somente no TEF com Gerenciador Padrão. No TEF Dedicado (via DLL) não haverá impressão de comprovante pois a transação ainda não terá sido confirmada no Servidor (foi autorizado a compra, mas ainda não foi confirmado que ela foi feita, para de fato ir para o cartão do cliente)

No caso da venda com 2 ou mais cartões, suponhamos que o primeiro seja aprovado, e o segundo não (limite de crédito insuficiente, por exemplo), o que devo fazer?

Veja se o cliente não tem outro cartão para passar, ou se ele não deseja pagar a diferença com outra forma de pagamento.

Se ele desistir e quiser cancelar totalmente a compra (incluindo o cartão que já havia sido aprovado), basta clicar em "Esc | Cancelar" na tela de fechamento da venda e o sistema irá acionar o cancelamento do cartão que já foi passado e imprimir um comprovante*

*A impressão do comprovante de cancelamento irá ocorrer somente no TEF com Gerenciador Padrão. No TEF Dedicado (via DLL) não haverá impressão de comprovante pois a transação ainda não terá sido confirmada no Servidor (foi autorizado a compra, mas ainda não foi confirmado que ela foi feita, para de fato ir para o cartão do cliente)

Contribuinte que passar a emitir NFC-e, também está obrigado ao TEF?

Após a adoção da NFC-e, o uso do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) deixou de ser obrigatório em alguns estados.

  • Na Bahia é possível ver a seguinte resposta da Sefaz/BA em um FAQ sobre a NFC-e:
    Contribuinte que emitir NFC-e não está obrigado a utilizar TEF, ou seja, a integrar o programa emissor com o sistema de autorização de pagamento por cartão de crédito ou débito. Se já for usuário de TEF é recomendável que continue a utilizar, pelos benefícios trazidos nos controles das vendas efetuadas. 
    Texto publicado em 19/02/2019. Recomendamos sempre a consulta atualizada direto na página sobre NFC-e no portal Sefaz/BA

  • Para os demais estados, é necessário verificar junto ao site ou "fale-conosco" da Sefaz sobre tal obrigatoriedade.

Artigos relacionados

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró