Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

Antes de iniciar a emissão de uma NF-e ou NFC-e no MAXCAIXA ou MAXPRO é preciso efetuar a configuração inicial, tal como certificado, modelo de impressão, impressora, etc.

Como configurar?

1. No Maxpró (retaguarda) acesse o menu "Nota Fiscal > Emissão de NFC-e" e clique no botão "Config."



2. Se você for estiver no MaxCaixa, aperte "F8", e na tela de menus, clique em "G - Configurações do Caixa"


 

Vai pedir usuário e senha (é preciso ter o acesso aos parâmetros do sistema liberados no cadastro do usuário).

Após informar o usuário e senha, na tela de configurações, clique em "Configurar NFC-e"


3. Seguindo o passo 1. ou 2. você está na tela de configurações da NFC-e. Vamos por etapa:

a) "Certificado"


Campos:
1. Tipo de Emissão.: Se seu certificado for do tipo A3, selecione "Capicom" se for A1 você pode selecionar "Capicom" ou "OpenSSL" (mais recomendado para A1);

2. Caminho (A1): Se seu certificado for do tipo A1, então informa o caminho do arquivo (clique no botão para localiza-lo no seu computador).

3. Senha: Informe a senha do certificado;

4. Número de Série: Este campo somente estará habilitado se o Tipo de Emissão = Capicom. Neste campo você irá informar o número de série do certificado.
DICA: Se seu certificado estiver instalado corretamente no computador, você pode clicar no botão para exibir os certificados instalador, e ao escolher um o campo será preenchido automaticamente.

b) "Geral"


Campos:


  1. Forma de Emissão: É a forma de emissão da NF-e. O padrão e usado na maior parte do tempo é "teNormal". Outras opções que podem ser usadas:
    - teContigencia:
    Define que a NF-e será emitida em contingência (quando autorizado pela Sefaz do contribuinte)
    - teOffline:
    Esta opção é usada para emitir uma NFC-e de forma Offline, útil quando há problemas com acesso à sefaz ou internet. O Maxpró e o MaxCaixa são programados para emitir NFC-e offline automaticamente (ou de forma sugerida) sempre que houver falha na emissão da NFC-e.
    Atenção: NFC-e emitira offline tem prazo de 24 horas para ser transmitida.
    - As outras opções são pouco utilizadas e não falaremos sobre elas por enquanto.
  2. "Emitir Offline..." : Assim como foi falado acima, se marcar esta opção, ao emitir uma NFC-e e ocorrer falha na Conexão com a Sefaz, o sistema irá emitir em
    Contingência Offline automaticamente, podendo o DANFE ser impresso e entregue ao cliente.
    Após restabelecer a conexão será necessário TRANSMITIR as notas pendentes!

    Observações:
    - Sempre ocorrer uma emissão Offline Automática, o sistema tentará uma nova emissão Online a cada 10 notas.
    - Se as emissões Offline persistirem por muito tempo, por favor verifique sua conexão com internet e o status do servidor da sefaz, ou procure um técnico.

    IMPORTANTE:


    Mesmo com emissão em Contingência Offline, será necessário efetuar a Transmissão posteriormente à Sefaz (Em um Prazo de 24 Horas).
  3. Retirar acentos dos XMLs enviados: Esta é uma opção interna e técnica, deixe sempre a opção padrão.
  4. "Lista de CNPJ de Autorizados ao Download...": Informe neste campo os CNPJ ou CPF de quem poderá efetuar o download dos arquivos XML na Sefaz. A exemplo do CNPJ ou CPF do seu contador.
    Obs: Você pode informar vários documentos, devendo ser 1 em cada linha.
  5. Logomarca: Informar o caminho do arquivo que contém a logomarca da sua empresa. Essa logomarca será impressa no DANFE da NF-e e na NFC-e.
  6. Salvar Arquivos de Envio e Resposta: Se marcada esta opção, o sistema irá salvar todos os XML de respostas da sefaz (campo opcional)

c) WebService



  1. UF de Destino: É o estado para onde serão enviados os arquivos XML para aprovação. Geralmente é o mesmo estado da empresa (Contribuinte/Emitente).
  2. Ambiente de Destino:
    • Produção: Indica ambiente válido, ou seja todas as notas emitidas usando esta opção serão válidas juridicamente.
    • Homologação: É um ambiente de testes, sempre que uma nota fiscal for enviada usando esta opção ela não terá validada jurídica, é usada por exemplo para testes.
    Obs: A nota fiscal emitida em Homologação pode fácil mente ser reconhecida, já que o nome do destinatário (cliente) ficará igual a "EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO SEM VALOR FISCAL". No caso da NFC-e, este mesmo nome sairá nos produtos.
  3. Visualizar Mensagem: Se marcada esta opção será exibida uma mensagem a cada etapa do envio da nota (recomendamos deixar desmarcada).
  4. Retorno de Envio de NFe: Campos usados pelo suporte, não altere.
  5. Proxy: Em caso de redes que utilizam proxy para acesso a internet informe as configurações aqui.

e) NFC-e



  1. Id da Config da NFC-e: Id da configuração da NFC-e no banco de dados. Esta configuração será responsável por controlar a sequência (números e série) da NFC-e.
  2. IdToken/IdCSC: Id do Token para emissão de NFC-e é fornecedido pela Sefaz do seu estado. Ex: 000001
  3. Token/CSC: Token CSC, é um código secreto obrigatório para emissão de NFC-e, obtido junto ao Id Token (acima), geralmente é um código de 32 caracteres como ilustrado na imagem. (preencha exatamente como informado pela sefaz)
    Para obter entre em contato com seu contador ou a Sefaz do seu estado. Veja mais sobre como obter o ID e Token CSCS aqui.
  4. Envio Síncrono: Opção de envio do XML, deixe marcada por padrão para obter melhor desempenho, desmarque apenas em caso de problemas.
  5. Formado do Danfe: Formado do DANFE da NFC-e, atualmente existe a opção de imprimir o DANFE em uma bobina térmica e em papel A4 de impressora a laser/tinta.
  6. Impressora: Nome da impressora que será impresssa a NFCe. Ela deverá estar instalada no Windows para aparecer nesta opção.
    Obs: Esta opção não será habilitada se a impressão for direta (ver abaixo)
  7. Imprimir Diretamente na Porta da Impressora: Esta opção faz com que o DANFE seja enviado diretamente para a porta da impressora, não dependendo do gerenciado de impressão do windows. Isso faz a impressão ficar mais rápida. Ao marcar esta opção, a opção "Impressora" será desabilitada.
    Se desejar usar esta opção será obrigatório configurar os demais campos abaixo. Além disso a impressora precisa ter a função de imprimir o QRCode Nativamente (consulte o manual do fabricante):
  8. Caminho/Porta da Impressora: É a porta ou caminho da impressora que se deseja imprimir a NFC-e.
    Exemplos: COM1, COM2, COM3..., LPT1..., //nome_ou_IP_do_Pc/nome_da_impressora
    IMPORTANTE: Se a impressora estiver conectada pela USB você não deve informar "USB", você deverá compartilhar ela e usar o caminho do compartilhamento neste campo (Mesmo se a impressora estiver no computador atual)
       Ex1: "//nome_ou_IP_do_Pc/nome_da_impressora",  Ex2: "//192.168.1.10/MP-4200TH"
  9. Tipo/Marca Impressora: Selecione o modelo correspondente à marca da sua impressora. Ex: ppEscBematech
  10. Página de Código: Tipo de paginação da impressão (informação técnica), verifique no manual da impressora ou deixa a opção padrão.


Após efetuar todas as configurações recomendamos que feche e abra novamente o sistema e inicie os testes.

  • Sem rótulos

0 Comentários

Você não está logado. Qualquer alteração que você fizer será marcada como anônimo. Pode querer Autenticar-se se já tem uma conta.