Instalação do Maxpro local e em rede (Servidor/Terminais)

Introdução

O Maxpró pode ser instalado localmente, apenas em uma maquina e também em rede, onde temos um servidor, principal maquina responsável por servir e armazenar as informações. O servidor deve ter uma boa configuração e ser dedicado, isso é, ele vai ser uma maquina usada apenas para hospedar o banco de dados do sistema e disponibilizar para os terminais, nada mais!

Mesmo não sendo recomendado, em empresas que não tem servidor dedicado, é possível configurar um dos terminais que tenha uma melhor configuração para funcionar como servidor, assim o computador poderá ser utilizado para outros fins, mas ele também será um servidor.

OBS: Caso o servidor seja desligado ou tenha algum problema, ele ficará inacessível para os terminais e assim nem o Maxpro e nem outros serviços utilizados funcionará. Por este e outros motivos é que recomendamos um servidor dedicado, pois ele ficará ligado o tempo todo e como ele foi projetado para de fato ser um servidor, não terá problemas!



Sabendo desses conceitos importantes e com as maquinas no jeito, vamos as configurações;


Passo a passo

Baixando o Setup de Instalação


1.0- Antes de mais nada, vamos baixar o setup de instalação e instalar em todas as maquinas, para isso, acesse: www.maxproerp.com.br/downloads/setupMaxproERP.exe ao acessar esse link, o setup de instalação será baixado para o seu computador, assim que o download for concluído, basta executá-lo e fazer a instalação padrão do Windows (Avançar, avançar, concluir). 

Esse setup por padrão instala o Maxpro no disco C com o nome Interprise e também já faz a instalação do banco de dados que é o Firebird 2.1, esse artigo focará na instalação padrão mas é possível instalar em outra unidade, veja como clicando aqui.


Configurando servidor e terminais


2.0- Com o sistema instalado em todos os terminais, vamos fazer as configurações. 

  • Servidor

A primeira configuração deverá ser feita no servidor, segue organizado por itens o que precisaremos fazer:

  • Liberar a porta 3050 no firewall ativo no servidor, essa é a porta do Firebird e por ela que os terminais conseguirão acessar o banco de dados no servidor. Na maioria das vezes isso é feito no próprio firewall do Windows, mas fique atento, alguns antivírus tem seu próprio firewall e neste caso a configuração terá que ser feita no antivírus, na sessão de Firewall.

  • Definir um IP local fixo para o servidor. É altamente recomendável definir um IP fixo para o servidor, pois ao configurar os terminais, precisaremos informar nas configurações o endereço que se encontra o servidor, e este endereço é o IP.  Se ficar automático, o DHCP mudará o IP frequentemente e quando essa mudança ocorrer os terminais não vão mais encontrar aquele IP que foi configurado, isso porque o DHCP alterou automaticamente o IP do servidor.

Existe um arquivo de configuração do Maxpro, mas no servidor não vamos precisar mexer nele, pois ele já vem com as configurações definidas para funcionar localmente, que é o caso do servidor. Nos terminais, precisaremos configurar e faremos isso no próximo passo.

3.0- Com o servidor configurado e aceitando as conexões na porta 3050, vamos agora configurar os terminais para acessá-lo. Caso queira se assegurar que realmente os computadores estão se comunicando com o servidor, basta abrir o prompt de comando do Windows(CMD) e disparar um PING no servidor (ping IP_DO_SERVIDOR), se houver resposta, está comunicando normalmente, caso não esteja, será necessário verificar!



Os arquivos a serem configurados são o MaxproConfig e MaxcaixaConfig, segue a configuração em cada um deles:

  • MaxproConfig.ini - As configurações feitas neste arquivo são referentes ao Maxpro (Retaguarda) e MaxPDVPlus, ele é encontrado em C:/Interprise/Maxpro/Server Abra e adite as seguintes linhas:

    • Linha 13 (999-002) - Substitua o localhost pelo IP do servidor que configuramos anteriormente;

Essa é uma configuração básica que é usada na maioria dos casos para o funcionamento do Maxpro em rede, porém, neste mesmo arquivo existe outras configurações que serão abordadas ou em um novo manual ou em uma nova versão deste. 

  • MaxcaixaConfig.ini - As configurações feitas neste arquivo são referentes ao PDV MaxCaixa (Ponto de Venda), ele é encontrado em C:/Interprise/Maxpro/ abra e edite as seguintes linhas:

    • Linha 24 (999-002) - Substitua o localhost pelo IP do servidor que configuramos anteriormente;



Essa é uma configuração básica que é usada na maioria dos casos para o funcionamento do MaxCaixa em rede, porém, neste mesmo arquivo existem outras configurações que serão abordadas ou em um novo manual, ou em uma nova versão deste.

Considerações Finais

Se você seguiu cuidadosamente passo a passo deste manual, o sistema funcionará em rede, sendo um servidor que armazenará e servirá os dados e os terminais, que por sua vez, acessarão os dados disponibilizados pelo servidor!

Caso você seguiu todos os passo e mesmo assim não funcionou, entre em contato com nossa equipe de suporte clicando aqui!

Veja Também:



Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró