Quais os aparelhos PinPads mais recomendados?
Segundo a equipe da SkyTEF (empresa distribuidora do TEF Sitef), as marcas mais recomendadas e que são homologadas com todas as adquirentes aqui do Brasil são:
- Verifone
- Gertec
Atualmente (até 16/07/2018) a Gertec oferece 3 modelos de PinPad:- PPC910
O PPC910 é o mais simples da categoria: Ele NÃO possui Display Colorido, Contactless e lacre físico. - PPC920
- PPC930
O PPC930 é o mais moderno e completo, ele contempla os recursos:
Display Colorido, Contactless (Tecnologia onde é possível fazer o pagamento apenas enconstando o Smartphone ao PinPad), Leitura de Chip e Leitura de Tarja magnética.
DICA: Dando uma rápida olhada na internet podemos perceber que a diferença de preço não é muito grande, então é mais viável comprar o PPC930
- PPC910
- Ingenico
- Pax
- Outras marcas, principalmente de fora do pais podem não funcionar por não serem homologadas e não funcionarem com todas as adquirentes do Brasil;
O comprovante do TEF é impresso logo após a aprovação, e depois gero o NFC-e, ou posso imprimir após a impressão do NFC-e?
A transação do TEF é efetuada antes da emissão da NFC-e, mas a emissão do comprovante pode ser após o termino do processo da NFC-e e antes de sua impressão.
Ou seja, o fluxo é:
- Passa o cartão no TEF. Foi autorizado?
- Envia a NFC-e. Foi autorizada ou gerada offline?
- Imprime o Comprovante do TEF e Imprime a NFC-e
No caso da venda com 2 ou mais cartões, se o primeiro for aprovado, e ao passar os demais der uma queda de energia ou o computador travar ou desligar, como o sistema irá proceder?
Quando isso ocorrer, que ligar o computador e iniciar o MaxCaixa novamente, ele irá cancelar a transação do cartão que havia sido aprovado e irá imprimir um comprovante de cancelamento*. Depois disso, será necessário fechar a venda novamente e passar todos os cartões, incluindo o que já havia sido aprovado;
*A impressão do comprovante de cancelamento irá ocorrer somente no TEF com Gerenciador Padrão. No TEF Dedicado (via DLL) não haverá impressão de comprovante pois a transação ainda não terá sido confirmada no Servidor (foi autorizado a compra, mas ainda não foi confirmado que ela foi feita, para de fato ir para o cartão do cliente)
No caso da venda com 2 ou mais cartões, suponhamos que o primeiro seja aprovado, e o segundo não (limite de crédito insuficiente, por exemplo), o que devo fazer?
Veja se o cliente não tem outro cartão para passar, ou se ele não deseja pagar a diferença com outra forma de pagamento.
Se ele desistir e quiser cancelar totalmente a compra (incluindo o cartão que já havia sido aprovado), basta clicar em "Esc | Cancelar" na tela de fechamento da venda e o sistema irá acionar o cancelamento do cartão que já foi passado e imprimir um comprovante*
*A impressão do comprovante de cancelamento irá ocorrer somente no TEF com Gerenciador Padrão. No TEF Dedicado (via DLL) não haverá impressão de comprovante pois a transação ainda não terá sido confirmada no Servidor (foi autorizado a compra, mas ainda não foi confirmado que ela foi feita, para de fato ir para o cartão do cliente)
Contribuinte que passar a emitir NFC-e, também está obrigado ao TEF?
Após a adoção da NFC-e, o uso do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) deixou de ser obrigatório em alguns estados.
- Na Bahia é possível ver a seguinte resposta da Sefaz/BA em um FAQ sobre a NFC-e:
Contribuinte que emitir NFC-e não está obrigado a utilizar TEF, ou seja, a integrar o programa emissor com o sistema de autorização de pagamento por cartão de crédito ou débito. Se já for usuário de TEF é recomendável que continue a utilizar, pelos benefícios trazidos nos controles das vendas efetuadas.
Texto publicado em 19/02/2019. Recomendamos sempre a consulta atualizada direto na página sobre NFC-e no portal Sefaz/BA - Para os demais estados, é necessário verificar junto ao site ou "fale-conosco" da Sefaz sobre tal obrigatoriedade.
Quais as principais empresas que fornecem o TEF?
No Brasil, existem as empresas fabricantes da tecnologia TEF, chamadas de TEF House), e também as empresas distribuidoras (como se fossem revendas), chamadas de Integradoras. O mais comum é adquirir o TEF através de uma integradora.
Abaixo segue uma lista dos principais fornecedores de TEF no Brasil. (Informação fornecedora pela AFRAC)
Artigos relacionados
Adicionar Comentário