Bloqueio de crédito no cadastro de clientes

Introdução

Para que uma empresa possa aumentar suas receitas, é crucial que tenha uma boa frequência de vendas, isso é fato. Mas nem toda venda, é uma boa venda.

Vejam algumas situações nas quais a empresa não deve fazer uma venda no crediário para o cliente:

  • O cliente pode estar com débito vencido;

  • O cliente pode ser novo e ainda não ter referências comerciais suficientes para que possa comprar no crediário;

  • O cliente pode não ter limite disponível. 

Para qualquer uma das situações acima, o Maxpro possui uma forma de tratamento, que nós chamamos de "bloqueio" que impede que o cliente compre no crediário sem a aprovação de um supervisor.

Este manual tem como intuito, orientar o usuário a como configurar os bloqueios citados acima. 

Os tipos de bloqueios, são: 

  • Bloqueio por "Título Vencido"
    Vender no crediário para um cliente que está com débitos vencidos, muitas vezes podem não ser uma boa opção, por esse motivo, o sistema bloqueia a venda "à prazo" para qualquer cliente que esteja nessa situação.


  • Bloqueio por "Situação Cadastral"
    Em algumas situações, quando um novo cliente é cadastrado, é necessário obter referências comerciais do mesmo. Geralmente o usuário faz o cadastro, mas deixa a "Situação" como "Bloqueado" ou em "Observação". Dessa forma, ao tentar realizar uma venda no crediário para um cliente que ainda não foi aprovado, o sistema exibirá um aviso alertando o usuário que aquele cliente não está com o cadastro liberado para compras.

Existem três situações que bloqueiam a venda no crediário:

Existem três situações que bloqueiam a venda no crediário:

 

  • Em Observação;

  • Bloqueado;

  • Serasa/SPC.

 

  • Bloqueio por "Limite de Crédito" E por último, também temos a restrição quando o cliente tem o limite de crédito insuficiente. Ou seja, ele tem um limite de X, mas já usou todo esse limite em compras no crediário. 

Observação: Em qualquer situação de bloqueio, a exibida pelo sistema é semelhante à imagem abaixo. Se o usuário clicar em "Sim" será exibida outra tela solicitando "Login" e "Senha" de um supervisor para a liberação da venda.



Configurando os diferentes tipos de "Bloqueio" - Passo a Passo

Bloqueio por Atraso de pagamento título

O recurso tem como objetivo, bloquear o cadastro com base na quantidade de dias que o título está vencido.

Exemplo: Se o campo em questão estiver configurado para 30 dias, após 30 dias de vencimento do título o sistema irá bloquear o cadastro do cliente.   

Existem duas formas de "Bloqueio por Atraso":

  • Geral: É aplicada para todos os clientes e é configurado através dos parâmetros do sistema.

  • Individual: É aplicada somente para o cliente específico e é configurado no cadastro do mesmo.

    • A opção "Individual" prevalece sobre a opção geral. Se a opção "individual" não estiver configurada, então a opção "Geral" será aplicada.  



Configurando o "Bloqueio por Atraso"



Bloqueio Geral

Bloqueio Geral

Acesse: Parâmetros → Configurações do Sistema → Financeiro

Na tela "Configurações" clique na aba "Financeiro".

Observe o campo "Bloqueio por Atraso". É nele que devemos determinar a quantidade de dias de títulos vencidos, para que o sistema bloqueie o cadastro do cliente. 

Bloqueio Individual

Bloqueio Individual

Acesse: Cadastro → Cliente

Na tela de Cadastro de Clientes, localize o cliente específico e clique em "F3 Alterar"

Clique no "Cadeado" para liberar o acesso ás opções de bloqueio. 

Observe na área destacada em vermelho que temos as mesmas opções das parametrizações gerais. Diferente das regras gerais, aqui temos que nos atentar a três opções que vai influenciar em três formas de restrições diferentes.

  • Situação: Aqui é onde informamos manualmente se o cadastro do cliente está aprovado, bloqueado, em observação, inativo ou SPC/Serasa. Caso a situação cadastral seja diferente de aprovado, o cliente terá restrições ao tentar efetuar uma compra. Diferente de bloqueado, em observação e SPC/Serasa, se for inativo, nem mesmo com a senha de supervisor o operador conseguirá prosseguir com a venda, já as outras situações, o sistema permite informar uma senha de supervisor para prosseguir mesmo com restrições.

  • Limite: Aqui deve ser informado o limite de crédito do cliente. Caso ele faça uma compra no crediário que ultrapasse o limite disponível, será exibido uma mensagem de restrição no momento da venda.

  • Dias p/ Bloqueio: Aqui deve ser informado a quantidade de dias que o cliente deve verificar para bloquear o cadastro do cliente em caso de atraso de débitos. Funciona da mesma forma da parametrização geral. Se tiver informado 0, ele vai puxar das parametrizações gerais e se tiver algum valor informado, o sistema levará em consideração o cadastro do cliente.

Como foi dito na introdução, temos três formas de um cadastro ficar restrito a vendas.

  • Situação cadastral, bloqueado, em observação ou inativo

  • Limite de crédito insuficiente - Para que essa restrição funcione corretamente, devemos informar o limite do cliente no cadastro, como foi explicado acima.

  • Prestações em atraso (Dias p/ Bloqueio)

Vendas com Restrições:

O MaxproERP possui três módulos de vendas. Vendas internas, PDV MaxCaixa e Vendas Balcão. O comportamento de restrição de vendas funciona semelhante em todos os três módulos, então não é necessário mostrar o processo em cada um deles, pois é o mesmo comportamento.

Ao realizar uma venda para um cliente com restrições de venda no MaxproERP (Vendas Internas) e que a situação cadastral seja diferente de inativo, a seguinte tela será exibida:

Ela mostra todas as restrições do cliente e da a opção de prosseguir com a venda, porém, para prosseguir é necessário que um supervisor autorize informando as credenciais de autorização.

Caso a situação cadastral seja inativo, a seguinte tela será exibida:

Como a mensagem da imagem diz, é impossível prosseguir com a venda, nem mesmo com a senha de supervisor. Isso porque o cliente está inativo.



Considerações Finais

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró