Remessa de Cobrança de Boleto da Caixa Econômica não foi Registrada, e agora?

Problema

Alguns clientes já relataram problemas com remessas de cobranças que não eram registradas ao envia-las para os sistemas da Caixa Econômica (CEF). Quando isso ocorre, o cliente, ao tentar pagar o boleto não consegue, pois, desde 2019, todos os boletos precisam obrigatoriamente ser registrados antes do pagamento.

Após analisarmos detectamos que o problema ocorre pelo seguinte motivo:

  1. A Caixa exige que cada remessa gerada tenha um número sequencial, exemplo: 262.
    Esses números também são geradas toda vez que você gerar uma remessa pelo Maxpró;

  2. Sempre que a remessa é enviada e registrada/processada com sucesso, o sistema da Caixa já fica esperando o próximo número. Ex: 263;

  3. Se você gerar pelo Maxpró a remessa 262 e esquecer de enviar na hora, e depois gerar uma de número 263 e enviar, o sistema da Caixa, automaticamente, irá invalidar (não irá mais aceitar) remessas com números anteriores ao 263, ou seja, mesmo que você envie a remessa 262 depois, ela não será mais aceita. Apenas o número 264 será aceito.

  4. Para saber se uma remessa foi registrada com sucesso (ou não), você tem que consultar as remessas processadas diretamente no sistema e-Cobrança da caixa, por Data do Envio (estimado) ou por Intervalo de Número da Remessa, e ver se a remessa que está em dúvida foi de fato registrada. Se não foi então você terá algumas opções para resolver (veja mais abaixo);

Solução

A melhor solução, é evitar que o problema ocorra. Fique atento às remessas geradas e enviadas.

Sempre que gerar, faça o envio de imediato, e certifique-se de que ela foi de fato registrada.

Vale ressaltar que existe também um outro problema, que é quando um Título específico dentro da remessa não é registrado (mas os outros sim). Isso geralmente ocorre, por que o título está com dados incorretos (Ex: CEP do Cliente errado, data de vencimento anterior à data atual, etc.). Nesses casos, as soluções abaixo não se aplicam. Você precisa conferir os dados do Cliente e do Título, e então gerar uma nova remessa (ou um novo Boleto).

Existem duas formas de resolver esse problema:

Opção 1 (Recomendado): Gerando uma nova remessa pelo Maxpró

Se você souber quais os títulos que foram selecionados para gerar essa remessa. Basta seleciona-los novamente no Maxpró, gerar uma nova remessa e enviar imediatamente.

Essa nova remessa, terá um número sequência que provavelmente será esperado pelo sistema da Caixa.

Importante: Como você já gerou a remessa desses títulos uma vez, para poder seleciona-los novamente, na tela de seleção de boletos, você terá que alterar o filtro “Sit. Boleto:” para “Todos os Títulos em Aberto”

Se você gerou remessa de títulos/vendas que foram criados em uma determinada data, você pode fazer esse filtro na tela pelo campo “Emissão”, e ir selecionando os boletos desejados.

Opção 2: Alterar manualmente o arquivo de remessa gerado

Esse método não é recomendado, pois pode invalidar outros números de remessas use apenas se souber o que está fazendo e não tiver outra opção.

Não nos responsabilizamos pelo uso indevido dessa opção.

O exemplo abaixo foi feito utilizando um arquivo de remessa no padrão “CNAB 400” (definido nas configurações de Boleto do Maxpró). E você só conseguirá segui-lo você também estiver gerando os arquivos nesse formato.

Para saber qual formato está configurado, vá em “Parâmetros > Configurações do Sistema > na aba “Vendas” clique em “Configuração de Boletos”, na ba “Arquivos” você verá o campo “Layout da Remessa”.

 

O arquivo de remessa gerado pelo Maxpró, com extenção “.rem” (ex: “cb080101.rem”) é, na verdade, um arquivo de texto que contém as informações que são exigidas pela Caixa.

É possível editar esse arquivo com o Bloco de Notas, ou Notepad++ (editor mais avançado).

Para editar com o Bloco de Notas (padrão do Windows), clique com o Botão direito do mouse em cima do arquivo, vá em “Abrir com”:

Em seguida selecione o aplicativo do “Bloco de Notas”, e clique em “OK
(Obs: esse exemplo foi feito no Windows 10, em Windows 7, pode ser um pouco diferente o caminho).

Ao clicar no “OK” o arquivo será aberto. A primeira linha desse arquivo contém informações da empresa, número do convênio, etc.

No final dessa primeira linha, fica o número da remessa. Arraste a barra de rolagem horizontal.

E então, você verá o trecho, como destacado no exemplo abaixo:
Os primeiros 5 números (da esquerda para direita) referem-se ao número da remessa.

Altere para o próximo número da remessa esperado pelo sistema da Caixa (ex: 264 ), salve (Arquivo > Salvar).

Renomei-e também o nome do arquivo.
Ex: Se estiver “cb080101”, coloque algo como “cb110601” (onde, 11=Mês, 06 = Dia, 01 = Sequencia do arquivo nesse dia, se já gerou algum nesse dia, então coloque 02, 03, etc.)

Faça novamente o envio para o sistema da Caixa, e certifique-se de que foi registrado.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró