O Maxpró possui Controle de Validade?

Infelizmente não. Vamos explicar por quê:

No cadastro de produtos do Maxpró, possui um campo chamado “Validade” onde se informa os dias de validade do produto. Esse campo no Maxpró é somente para integração com balanças (ele envia essa informação pra ela).

A maioria das empresas que trabalha com produtos perecíveis precisa tomar cuidado para não deixar os produtos vencerem.

Uma das estratégias para isso, é usar o FIFO (Em inglês: First In, First Out, Traduzindo: Primeiro que entra, primeiro que sai). Essa estratégia funciona bem, pois permite que produtos que estão mais próximos de vencer saiam primeiro. Mas ele só funciona se as prateleiras e balcões da empresa estiverem organizados de forma estratégica, onde os mais próximos do vencimento ficam mais fáceis de ser pegos pelo cliente.

E como poderíamos controlar isso dentro de um sistema de gestão como o Maxpró?

Primeiro desafio: Lançamento no Estoque

Seria necessário lançar na entrada da mercadoria, as informações do lote, tais como número e data de vencimento. Geralmente não é possível obter essas informações através da Importação do XML (procedimento mais usado na hora de dar entrada no estoque), então, seria preciso lançar manualmente, pegando uma amostra de cada lote, de cada produto. Esse processo tornaria o lançamento de entrada muito mais lento, e a maioria das empresas não o fazem.

Segundo desafio: Lançamento da Venda

Na hora da venda, ao lançar um produto com esse controle de validade, teríamos que, de alguma forma, dizer ao sistema de gestão, qual o o lote e a data de vencimento daquele produto.

Teríamos duas opções de fazer:

  1. Informando o número do lote a cada produto lançado
    Nessa opção sempre que um produto lançado for identificado pelo sistema que possui controle de lote/validade, iria solicitar ao usuário o preenchimento do número do lote. Embora pareça um procedimento simples, imagine fazer isso em um supermercado, passando uma feira com 50 ou mais produtos. O tempo necessário para passar os produtos no caixa iria dobrar ou até triplicar. Ou seja, é praticamente inviável;

  2. Usando o FIFO, e deduzindo o número do lote e validade automáticamente
    Como falamos anteriormente, muitas empresas usam o FIFO para evitar que produtos expirem o prazo de validade. Essa medida reduz muito a margem de produtos vencidos. E esse procedimento não depende do sistema de gestão, e sim dos os processos e a organização estratégica dos produtos nas prateleiras.
    Então, como o sistema poderia ajudar nisso?
    Supondo que o FIFO esteja sendo feito corretamente, ao vender um produto, o sistema iria dar baixa no estoque do lote, supondo também que o consumidor tenha pego esse produto na prateleira. A partir daí, o sistema não teria certeza, mas seria possível estimar quais produtos próximos de vencer já foram vendidos e quais ainda não foram. Assim, seria possível emitir um relatório ou alerta de produtos que estão próximos de vencer.

    Essa opção, apesar de não ter como garantir o resultado final, é a mais viável, e na Sismais nós temos analisado a viabilidade dela, porém, não há nenhuma previsão de quando teremos esse controle.
    O principal motivo, é por que a entrada no estoque ainda precisaria da informação do Lote e Vencimento (um trabalho manual e relativamente demorado);

Pesquisando sobre esse controle em outros sistemas, nós descobrimos que, os que tem algum tipo de controle de validade, os clientes geralmente não usam ou não conseguem controlar corretamente.

Algumas empresas também fazem o controle por planilhas do excel, baseado no FIFO, que pode funcionar parcialmente, mas também exige um trabalho manual.

Você tem algum controle de validade ou alguma sugestão de como poderíamos implementar no sistema? Se tiver, ficaremos gratos e conhecer. Você pode enviar pra nós através de um Ticket em nosso Help Desk.

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró