A Importância de Fazer o Backup do Sistema.



 

Introdução 

Atenção

Ter cópias seguras dos arquivos de sua empresa é extremamente importante. Não deixe para fazer amanhã o que você NÃO pode fazer amanhã!

Se ninguém gosta de perder os dados pessoais armazenados em seu computador, então imagina só se sua empresa perdesse aquelas informações preciosas para o dia a dia? É melhor nem pensar, não é verdade?

BACKUP (cópia de segurança) dos seus dados é um procedimento indispensável para o funcionamento do seu sistema de computadores. Talvez você nunca precise utilizá-los, porém é melhor prevenir. 

O backup é a única forma de recuperar informações em caso de pane (Esses danos podem ser causados por queda de energia, mal funcionamento de alguma peça do computador, problema no sistema operacional, infecção por vírus, entre outras). Computadores e programas podem parar de uma hora para outra, impedindo acesso às informações,você nunca sabe quando isso pode acontecer, portanto é importante manter o backup sempre atualizado. A realização do mesmo é de inteira responsabilidade do Usuário/Cliente, por isso, fazer backup diariamente pode em muitos casos, ser a salvação do negócio.

Importante lembrar que todas as informações deverão ser armazenadas em várias mídias (físicas e virtuais), garantindo que sejam acessíveis mesmo que erros ocorram inclusive em um dos locais onde os backups são armazenados.Você pode fazer o backup e salvar ele em um HD Externo e/ou Pendrive que sejam adquiridos exclusivamente para esse trabalho. Outra opção é efetuar o backup em nuvem.

Já presenciamos caso onde o único local em que o cliente fazia backup era na própria máquina. Mas, quando houve um problema, onde o HD do Computador queimou e ficou irrecuperável, esse backup de nada adiantou. Ou seja, é necessário fazer o backup em um local separado de onde fica o Servidor (alguns servidores contam com HD adicional, o que reforça a segurança).

Como realizar backup no Maxpro ERP

Monitore e Teste o seu backup

É muito importante que se realize testes periódicos nos backups gravados para saber se os mesmos estão funcionando corretamente.Infelizmente, nem sempre somos avisados quando ocorrem erros durante a gravação do backup. Além desse problema, as mídias podem ir se desgastando e perder a capacidade de manter as informações armazenadas.

Quando você efetua Backup em Nuvem, é muito importante ficar atendo ao espaço de armazenamento. Monitore com frequência os backups e o espaço ocupado. Geralmente contas gratuitas do Google Drive, One Drive, Dropbox e outros tem um espaço de 15GB de armazenamento. (Parece muito mas, com rotina de backups frequentes, pode ficar cheio bem rápido).Se detectar que o espaço está acabando, apague backups antigos, ou contrate um plano pago para ter mais espaço.

 

Considerações Finais

O objetivo deste artigo foi alertar a importância de ter um bom backup. Não nos preocupamos em decidir quais equipamentos de backup utilizar e a melhor maneira de fazê-lo. Existem inúmeras

Possibilidades conforme citamos algumas acima(depende de cada caso, quantidade de informação, fluxo, etc) caso tenha Dúvidas ou não saiba como faz um profissional da área de informática poderá apontar a melhor solução para seu caso.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró