Preço de Atacado e Varejo

O que é, e para que serve?

É um recurso do Maxpró que permite trabalhar com dois preços (Atacado e Varejo) ao mesmo tempo.

No caso do Preço de Atacado é possível definir a quantidade mínima para que esse preço seja aplicado. Quando um produto estiver com Preço de Atacado definido, se o usuário lançar a Qtde Minima exigida para ele, então o sistema irá aplicar esse preço automaticamente.

Outro recurso interessante, é a possibilidade de definir se o Preço de Atacado será válido para todos os clientes ou apenas alguns deles. Sendo útil para empresas que trabalham com Atacado e Varejo, mas somente com alguns clientes específicos.

Como fazer?

  1. Primeiro é necessário ativar essa opção, acessando o menu Configurações > Parâmetros do Sistema > Aba "Vendas.
    Ao acessar você verá as duas opções abaixo:

    1. Ativar Atacado e Varejo? (Apenas PDVPlus e MaxCaixa)
      Ao ativar essa opção o sistema passará a trabalhar com dois preços. Serão habilitados no cadastro do produto 3 campos novos:

      1. % Margem (% da margem sobre o Preço de Custo para definição do preço de atacado)

      2. Preço de Atacado

      3. Qtde Minima.

        (exemplo de como ficará a precificação na tela de cadastro de produtos.)

        (exemplo da tela de Precificação de Produto, após dar entrada na Nota Fiscal, quando o recurso Atacado e Varejo estiver ativado)



    2. Exige ativação no Cadastro do Cliente para uso do Preço de Atacado
      Ao marcar essa opção, o Preço de Atacado só será aplicado se, no cadastro do cliente ( Seção "Informações Financeiras" ) o campo "Tipo de Preço" for igual a "ATACADO/VAREJO (Automático)",

      Se o campo "Tipo de Preço" for igual a "VAREJO" então, nas vendas para aquele cliente, o preço de VAREJO sempre irá prevalecer, mesmo que a Qtde Minima para Preço de Atacado tenha sido atingida.

      Esse recurso é útil para empresas que trabalham com Atacado e Varejo, mas somente com alguns clientes específicos.


Observações e Regras Importantes

  • Esse recurso está disponível apenas para o PDV MaxCaixa e o MaxPDVPlus (Balcão);

  • Para aplicar o Preço de Atacado, é importante lançar itens iguais em um mesmo registro (incrementando sua quantidade, e não inserindo uma linha nova). Se você usa o MaxCaixa e/ou PDVPlus, por padrão, eles juntam itens iguais automaticamente, não precisando se preocupar com essa questão;

  • Se um produto tiver o Preço de Atacado definido, e o campo Qtde Minima for igual a 0 (zero), então o Preço de Atacado será aplicado independe da quantidade;


Como fazer no PDV MaxCaixa?

No PDV MaxCaixa, quando um produto estiver com Preço de Atacado aplicado, ele ficará na cor laranja (como no exemplo abaixo);

Caso seja necessário efetuar alguma alteração no produto, na tela de edição do item, será possível visualizar uma informação, dizendo que o Preço de Atacado foi aplicado.
Nessa tela também é possível saber também, o Preço de Atacado que está no cadastro do produto e a Qtde Minima para que ele seja aplicado.

Quando um Preço de Atacado é aplicado, e o usuário diminui a Quantidade lançada, se, a nova quantidade ficar abaixo da Qtde Minima exigida para Preço de Atacado, então, o sistema removerá o preço de atacado automaticamente, e exibirá uma mensagem como esta:


(No exemplo acima, o Preço de Atacado é R$ 2,36, porém, a quantidade mínima é 12. Como o cliente comprou somente 4 unidades, então o sistema não permitiu aplicar o Preço de Atacado.)



O MaxCaixa é focado em vendas rápidas, por isso, por padrão ele permite efetuar uma venda sem precisar identificar o cliente. Se você for trabalhar com Preço de Atacado somente para clientes específicos (por meio do parâmetro mencionado anteriormente), então será necessário identificar o cliente já no início da venda, caso contrário o Preço de Atacado não será aplicado (mesmo se você identificar o cliente depois).

Você pode identificar o cliente através do Menu "F2 Identifica Consumidor".

DICA: Para não correr o risco de esquecer essa identificação, você pode ativar o parâmetro global "Identificar Consumidor no Início da Venda". Ele está localizado no menu "Parâmetros > Configurações do Sistema | aba Vendas"




Como funciona no MaxPDVPlus (Balcão) ?

O funcionamento do PDVPlus é semelhante ao do MaxCaixa (explicado acima), com as seguintes diferenças:

  • No PDVPlus, a linha na grade de itens não é colorida de laranja (tal como no MaxCaixa);

  • Se você for trabalhar com Preço de Atacado somente para clientes específicos (por meio do parâmetro mencionado anteriormente), ao fazer uma venda no PDVPlus, para facilitar, o sistema irá aplicar a Qtde Minima e o Preço de Atacado automaticamente, e o usuário poderá alterar se quiser;

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró