Cuidados ao gerar e transmitir o arquivo de remessa de cobrança.

Quando geramos boletos bancários pelo Maxpró, é preciso informar ao banco que eles foram transmitidos. Isso é feito através do processo de registro do boleto no banco. Atualmente existem duas formas de fazer esta operação:

  1. Geração e transmissão de arquivo de remessa (opção padrão, mais usada);

  2. Integração via WebService/API (opção mais moderna porém ainda não é disponibilizada por todos os bancos);

A opção 1 é compatível com praticamente todos os bancos, e é a utilizada no Maxpró atualmente. Porém, exige cuida e atenção ao realizar alguns procedimentos.

Cuidados ao gerar e transmitir um arquivo de remessa

Enviar sempre na ordem em que foram geradas

Cada vez que um arquivo de remessa é gerada, ele recebe uma numeração sequencial. A numeração inicial é definida nas configurações de emissão do boleto, e é alterada cada vez que uma nova remessa é gerada.

Após gerado o arquivo, ele deve ser enviado/transmitido ao banco, assim que possível.

Se você gerar mais de um arquivo de remessa antes de transmitir, tenha a certeza de enviar eles na mesma ordem em que foram gerados. Se você enviar a remessa 5, antes da remessa 4, e depois tentar enviar a 4, o banco poderá rejeitar o seu arquivo. Ou seja, cada remessa enviada tem que ser exatamente na sequência, se enviar em ordem errada já é rejeitada pelo banco. Vamos ilustrar melhor abaixo

Vamos levar em conta o cenário abaixo:
Remessa 1: Gerada e transmitida com sucesso;
Remessa 2: Gerada;
Remessa 3: Gerada e transmitida com sucesso;
Remessa 4: Gerada;

No exemplo acima:

  • Se tentar transmitir a remessa 2, será rejeitada;

  • Se tentar transmitir a remessa 4, vai normal;

  • Se gerar e transmitir uma remessa número 5, vai normal;

  • Se, depois de gerar a transmitir a número 5, tentar transmitir a número 4 (caso ainda não tenha sido transmitida), ela poderá ser rejeitada pelo banco;

Bom, entende-se como Número da Remessa, o número sequencial do arquivo que é gerado para transmitir ao banco.
Se o arquivo foi gerado, recebe um número (exemplo: 4). Se o arquivo não foi transmitido na ordem certa (exemplo: Transmitiu o 5 primeiro), então não adianta mais tentar transmitir o 4. Ele provavelmente será rejeitado pelo banco, e os boletos não serão registrados.

O que acontece se eu esquecer de enviar uma remessa, ou enviar em ordem errada?

O arquivo não poderá mais ser transmitido, mas você poderá selecionar novamente os boletos que faziam parte daquela remessa e gerar um novo arquivo. O novo arquivo, terá uma nova sequência, e então você poderá transmitir normalmente para o banco.

ATENÇÃO: Se for fazer isso, transmita primeiro, todos os outros que já foram gerados, caso contrário, na tentativa de cocertar um envio errado, poderá invalidar outros arquivos.

 

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró