Como homologar Boleto bancário para emitir direto pelo Maxpró ERP

Para que serve a Homologação?

Todos, ou pelo menos a maioria dos bancos conhecidos exige que alguns procedimentos sejam executados antes que a empresa possa emitir boleto bancário usando um sistema próprio como o Maxpró ERP. Esses procedimentos servem para verificar se o Boleto e os dados estão dentro das regras e padrões estabelecidos pelo banco e também pela FEBRABRAN.

Podemos dividir o processo de Homologação em 2 fases: 
1. Homologação do Boleto que será impresso (parte visual) ;
2. Homologação do Arquivo de Remessa (arquivo com informações do boleto que é gerado pelo Maxpró, e deve ser obrigatoriamente ser transmitido ao banco para o registro do Boleto);

Alguns bancos exigem as duas fases, e outros não. O processo de Homologação também muda de acordo com o banco, uns são mais fáceis, outros nem tanto. Abaixo listaremos o processo de homologação de alguns bancos mais frequentes. Caso o seu banco não esteja nas opções abaixo, por favor consulte seu banco quanto ao processo de homologação. 

Antes de Homologar qualquer Boleto certifique-se que você já tenha "Configurado o Boleto Bancário no Maxpro", e já saiba "Emitir Boleto Bancário no Maxpró".

Processo de Homologação:

Instruções Importantes (Todos os Bancos):

  • Posso repassar a taxa do Boleto para o cliente?
    Desde abril de 2009, o Banco Central proíbe a cobrança da TEC (Tarifa de Emissão do Carnê) seja repassado ao consumidor, muitas empresas ainda praticavam esse repasse mesmo com a resolução do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que retirava a obrigatoriedade de seu pagamento pelos consumidores.
    Caso isso aconteça, a organização estará sujeita a enfrentar inúmeros processos judiciais e arcar com multas altíssimas.
    Para saber mais Clique Aqui
    Por isso, não é permitido cobrar e nem incluir nas Informações Adicionais qualquer texto que remeta à isto.


  • Ainda posso emitir Boletos SEM REGISTRO no Maxró (caso meu banco me forneça esse tipo de carteira)?
    Com a migração para a Nova Plataforma de Cobrança Bancária, que iniciou em Julho/2017, o Boleto SEM REGISTRO está acabando aos poucos. No Maxpró a configuração de Boletos SEM REGISTROS ainda é permitida, mas recomendamos que você já comece no Maxpró emitindo Boletos COM REGISTRO. Entre em contato com seu banco, verifique se sua Carteira de Cobrança é COM REGISTRO, se não for solicite uma.


  • Quais os dados do cliente preciso para emitir um Boleto Bancário?
    Para gerar um boleto para uma pessoa Física ou Jurídica, é preciso preencher corretamente: Nome completo, CPF ou CNPJ, RG ou Inscrição Estadual, Endereço, Número, Bairro, Complemento, Cidade, UF e CEP, 
    DICA: Para gerar o boleto de homologação, recomendamos efetuar um cadastro com seu CPF.


  • Qual o Juros e Multa Máximo que posso colocar?
    O Juros e Multa são configurados de acordo com sua necessidade, porém, existem determinações legais sobre os valores máximos que podem ser cobrados. Fique atento e oriente-se a respeito destes valores com o seu banco ou com a legislação.

Escolha o seu Banco


Caso tenha algum problema com a Homologação, por favor, contate nosso suporte pelo Chat ou Abra um Chamado.

Atenciosamente, 

Equipe de Suporte

Sismais Tecnologia LTDA





Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró