Problema com protesto automático de boletos da Caixa Econômica

Detectamos no sistema de boletos bancários da caixa, uma particularidade que requer a devida atenção ao usar o protesto automático.

Quando o Maxpró está configurado para protestar os boletos automaticamente após X dias, pode ocorrer de algum boleto pertencer à um cliente de uma praça onde não é possível efetuar o protesto.  (A Caixa e outros bancos possuem esta limitação de protesto de boleto em algumas cidades)

Entenda melhor:

Segundo o manual do layout CNAB 400 da Caixa (NE024):

"Caso o CEP do Pagador não esteja vinculado a uma agência cobradora de protesto (CEP sem praça de cobrança), o título será registrado com instrução de devolução, sendo o Prazo de Devolução igual ao Prazo de Protesto, com prazo mínimo de 5 dias."
Fonte: LEIAUTE DE ARQUIVO ELETRÔNICO PADRÃO CNAB 400 COBRANÇA BANCÁRIA CAIXA - SIGCB - Versão: 67.126 v006 micro

No arquivo de retorno do dia seguinte virá a seguinte mensagem referente em títulos com esta situação:

“49 – CEP sem praça de cobrança (não localizado)."

Ou seja, se o prazo para protesto era para 10 dias após o vencimento, mas o título não tem como ser protestado, o sistema da caixa automaticamente registra o título com a instrução de devolução em 10 dias.
Isso é ruim, pois além do boleto não ser protestado, ele ainda será baixado do sistema de cobrança em um prazo muito menor do que o comumente utilizado (geralmente de 90 dias).

Se você emite boletos da Caixa Econômica e deseja protestar os título automaticamente, fique atendo. A recomendação é que, se você utiliza boleto bancário da Caixa, não coloque para protestar automaticamente, e solicite o protesto manualmente, após tentativa de dialogo com o cliente inclusive. Mas, se ainda assim desejar usar o protesto automático, você deve ficar atento às Cidades (CEPs) que não são possível protestar boletos, em caso de dúvidas sobre quais cidades podem ou não ter protestos, procure seu gerente bancário.

Copyright © 2018 Sismais Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.
Home | Suporte | Conheça e teste Maxpró