Quando criamos o novo controle de devolução e desativamos o antigo, tivemos muitos clientes solicitando o controle antigo de volta.
Em resumo, a devolução antiga, tinha mais flexibilidade, porém, menos controle e segurança. Já a devolução nova, tem maior controle, porém, faltam alguns recursos que eram possíveis na antiga.
Após analise, decidimos sim, restaurar esse controle. Abaixo vamos explicar os motivos pelo qual tiramos, e por que colocamos de volta.
Por que excluímos a devolução antiga?
Durante um tempo nós hesitamos, pois, com o novo controle de devolução, vieram vantagens e controles que na antiga não existiam. Os dois principais motivos foram:
Oferecer mais controle, amarrado a venda original à devolução feita, permitindo rastrear facilmente uma devolução feita e qual foi a venda que de origem;
Ao incluir um item, o preço de venda permitia ser editado, sendo uma brecha de segurança, pois é possível colocar o valor diferente do valor da venda original.
Já na nova devolução, o valor considerado é exatamente o mesmo da venda de origem, e o usuário pode escolher apenas o produto que deseja devolver dentro daquela venda e quantidade. Ou seja, operação segura garantida pela amarração à venda de origem;
E por que decidimos colocar a devolução antiga de volta?
Os motivos principais foram:
Muitos clientes nossos tem filiais em outras cidades. E é de costume, os seus consumidores comprarem em uma cidade e devolver em outra, sendo necessário efetuar uma devolução sem a amarração à venda de origem;
Outro motivo, é a possibilidade de fazer devolução com troca, ou seja, lançar na mesma operação, o item devolvido, e o item que está sendo levando na troca;
Esse procedimento não é comum, em uma nota fiscal por exemplo, não é possível incluir um item vendido e um devolvido juntos.
Vale ressaltar que, na nova devolução nova, esse procedimento ainda é feito tendo os mesmos resultados em relatórios. A diferença é que são operações separadas (devolução, depois a venda);
Apesar disso, do ponto de vista gerencial, entendemos o quanto esse recurso facilitava a vida dos clientes;
Estes e outros motivos nos fizeram avaliar como muito importante o retorno desse recurso.
E como ativar no sistema?
Como falamos, a devolução antiga não tem a mesma segurança e organização da nova devolução. Por esse motivo, ficará a critério dos gestores da empresa habilitar ou não o uso do recurso.
Por padrão, ele continua desabilitado. Para ativar, basta acessar o menu Parâmetros > Configurações do Sistema, na aba “Vendas”, marcar o campo “Ativar devolução de venda antiga/clássica?”
Não prometeremos que ela voltou para ficar, mas prometemos trabalhar em melhorias do novo controle de devolução, até que ele possa substituir por completo o antigo.
Adicionar Comentário